Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Dezembro / 27 / [País Basco] O Feminismo se acorrenta no Porto de Bilbao

[País Basco] O Feminismo se acorrenta no Porto de Bilbao

By A.N.A. on 27 de Dezembro de 2017

pais-basco-o-feminismo-se-acorrenta-no-porto-de-1

Marcha convocada pelo movimento feminista de Euskal Herria

‘Feministok gerraren aurka!

No sábado 16 de dezembro, apesar da chuva, saiu desde Santurtzi “A Marcha” convocada pelo movimento feminista de Euskal Herria sobre o Porto de Bilbao, para denunciar que todos os meses parte um navio carregado com armas até a Arábia Saudita, muitas das quais são utilizadas contra a população civil na guerra do Iêmen, que a estas alturas se converteu em um genocídio.

A construção do Muro da Vergonha, que está se realizando no Porto de Bilbao, para criminalizar os imigrantes e impedir a livre circulação de pessoas, foi outra das reivindicações fortes desta marcha, recordando o valor simbólico do Porto de Bilbao de onde partiram milhares de meninas e meninos em busca de refúgio durante a Guerra Civil.

Também se recordou as mulheres do Greenham Common, que durante dez anos organizaram um acampamento de paz para protestar contra a decisão do governo britânico de permitir mísseis cruzeiro na base da OTAN desta localidade.

Assim mesmo, esteve presente a luta antimilitarista de milhares de mulheres ao longo da história e se reivindicou “suas colaborações transformadoras na construção de um mundo livre de violência hétero patriarcal”.

“Patriarcado e capital, aliança criminosa”, se gritou entre muitas outras frases como: “Gora Gora Gora Borroka Feminista, Antimilitarista e Anticapitalista”, “Gerrarik Ez”. “Europa canalha abre as muralhas”. “A guerra começa no porto de Bilbao”. “Nenhuma pessoa é ilegal”. “Aonde for, rompa as cercas”.

O ato forte foi a acorrentação e sentada de ativistas feministas junto as cercas do porto de Bilbao, enquanto se gritava e cantava canções e slogans reivindicativos, entre os quais “Zutik emakumeak” não poderia faltar.

Para marcar o final da marcha, foi lido o comunicado na praça de Santurtzi.

‘Feministok gerraren aurka!

GORA BORROKA FEMINISTA!!!

Fonte, mais fotos: http://rojoynegro.info/articulo/eje-violeta/el-feminismo-se-encadena-el-puerto-bilbao

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Tristeza pela manhã
Até abrir a janela—
Ah! Camélias floridas

Jakeline Nascimento Souza

Posted in Geral, Movimentos Políticos & Sociais, Sexualidades | Tagged País Basco

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Luana em Da Crueldade à Revolução: O Caso Orelha como Sintoma do Capitalismo e Chamado à Insurreição18 de Fevereiro de 2026

    Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!

  2. Raphael Cruz em Café com Anarquia #1 | “Sacudamos o tédio. Anarquia, ciência, corpo”, de Camillo Berneri13 de Fevereiro de 2026

    Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…

  3. Ilan Shalif em Desconstruindo Altares: Por um Anarquismo Sem Gurus e Sem Compromissos com o Poder11 de Fevereiro de 2026

    Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…

  4. Herik em Desconstruindo Altares: Por um Anarquismo Sem Gurus e Sem Compromissos com o Poder11 de Fevereiro de 2026

    crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.

  5. Sara em Frank Fernández (1932–2026). Historiador do anarquismo cubano, militante libertário e intelectual no exílio2 de Fevereiro de 2026

    Que a terra lhe seja leve, compa!

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários