Milhares de pessoas se reuniram no fim da tarde desta quarta-feira (26/09) no centro de Atenas para protestar contra o bárbaro assassinato de Zak Kostopoulos, ativista do movimento LGBT helênico. A seguir, reproduzimos folheto distribuído na manifestação.
Sábado passado [dia 22/09], Zak, um ativista gay, soropositivo e drag queen (Zackie Oh) foi assassinado perto da Praça Omonia por dois machões, com a ajuda da polícia, que o algemou e espancou, ainda que ele estivesse inconsciente.
Desde o início, a mídia distorceu os fatos e criou uma história baseada unicamente no depoimento do dono da joalheria onde o espancamento aconteceu. Os vídeos que surgiram mostram claramente o que aconteceu, e ainda assim nos arquivos do processo judicial não consta nada sobre o espancamento, o relatório patológico é inconclusivo quanto à causa da morte e a mídia continua a estigmatizar Zak como um viciado e um ladrão.
Estamos indignades. Masculinidade tóxica, patrões, policiais e o Estado assassinaram Zak. Isso não vai ficar assim. Todes nós bichas, travestis, usuáries de drogas, soropositives iremos continuar a nos rebelar nas ruas até que todos os responsáveis sejam julgados para que possamos andar tranquiles nas ruas. Isso já aconteceu antes, inúmeras vezes, com diferentes nomes e situações, e a morte já alcançou vários significados: político, social, de classe, familiar, midiático. Não podemos deixar passar essa morte.
Iniciativa des membres da comunidade drag de Atenas
Tradução > breu
Conteúdos relacionados:
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
Crepúsculo. O sol no horizonte
Vai descendo
Os degraus do monte.
Clínio Jorge
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...