[Grécia] Zak Kostopoulos é enterrado com homenagens em Atenas

Zak Kostopoulos, ativista do movimento LGBT, foi enterrado no fim da manhã desta terça-feira (25/09), em Atenas. Por ser muito querido, um grupo de admiradores e amigos prestou uma homenagem em seu enterro.

Na Grécia, é tradição jogar um punhado de terra no caixão de quem está sendo enterrado. A despedida de Zak, no entanto, foi diferenciada e colorida. A jornalista e amiga do ativista, Christina Michalou, conta que os amigos de Zak jogaram glitter em vez de terra em cima do “corpo” dele.

No final, a sepultura não era mais marrom, era rosa, azul e púrpura. Tinha brilho e pequenas bandeiras gays por toda parte”, afirma a moça, que se lembra de ver algumas drag queens jogando perucas no túmulo também. Nas redes sociais, fãs do rapaz disseram que Zak, com certeza, ficaria feliz com a atitude dos colegas.

Ao ser diagnosticado com HIV em 2009, o ativista resolveu falar abertamente sobre o assunto para desafiar o estigma em torno da doença. Na época, ele se colocou à disposição de pessoas que tivessem dúvidas sobre o assunto e fez vista grossa para os preconceituosos.

Christina diz que muitos não cumprimentavam Zak e até evitavam ficar no mesmo cômodo que ele por causa da doença. O membro do movimento LGBT, porém, é lembrado por querer fazer o bem e não desistir de sonhar com um mundo melhor. “Uma vez, Zak disse que seu maior sonho era criar um tempo e um lugar em que todos vivessem em paz e união absoluta, mesmo que por pouco tempo”, afirma a amiga.

Zak morreu na tarde de sábado (22/09) ao ser linchado por um grupo de pessoas. O norte-americano cresceu na Grécia e estava em uma joalheria quando uma multidão começou a se reunir do lado de fora da loja. Nas imagens das câmeras de segurança, ele aparece tentando deixar o local, mas cai no chão ao levar chutes (principalmente do dono da loja) e fica desacordado após bater a cabeça.

Fonte: agências de notícias

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/09/28/grecia-ativista-gay-zak-kostopoulos-e-linchado-ate-a-morte-em-atenas/

agência de notícias anarquistas-ana

que flor é esta,
que perfuma assim
toda a floresta?

Carlos Seabra