[Espanha] Capitalismo verde, a mesma reviravolta

Desde que começamos a ouvir falar do Capitalismo Verde até hoje, a situação política, econômica e social mudou consideravelmente. O que, é claro, permanece o mesmo, é o objetivo do sistema capitalista: a acumulação de capital e a obtenção de benefícios.

O desastre capitalista

Muitos diriam que estamos em uma fase terminal do capitalismo, em que a incapacidade de oferecer soluções eficientes para os problemas das pessoas que vivem sob seu teto é evidente: o desemprego, a exploração, a insegurança no trabalho, repressão, nocividade…

Com a sucessão contínua de uma crise após outra, a situação de emergência diária que nos força a viver a gestão capitalista que se faz do mundo, está cada vez mais urgente. E com o passar dos anos, o capitalismo absorve e é introduzido em mais e mais esferas da vida, tornando-se um monopólio crescente da gestão de recursos e relacionamentos que ocorrem no planeta.

O tempo tem mostrado que a crise é inerente ao capitalismo, e cada crise é seguida por uma reestruturação das relações sociais nas quais o sistema capitalista dependia para funcionar normalmente. Cada fase enterra a anterior, e todos os caminhos que ditam para resolver os problemas em que o próprio capital nos colocou, nos enterram. E até hoje, os principais questionamentos do capitalismo não são feitos acerca de seus fundamentos, mas apontam para uma “má gestão” de recursos.

Estas críticas alarmam sobre o declínio dos padrões de vida, o aumento do desemprego, a perda de direitos conquistados (incorporada nos serviços públicos), corrupção dos partidos e banqueiros, e assim por diante podemos simplesmente sair andando. Ao negar as consequências ou criticar suas manifestações, é possível manter a fé no capital. Isso levanta a possibilidade de administrar o capital e sua sociedade de outra maneira.

E há algum tempo começaram a apontar as novas maneiras que o capitalismo deve ter para nos salvar novamente dos problemas que causou.

A situação que faz parte é delicada: cidades superpovoadas, acumulação de lixo, aumento da poluição, despovoamento do campo, aquecimento global. Todos os sintomas que nos afligem hoje foram incubados quando, ao longo da segunda metade do século XX, o capitalismo produtor de commodities foi se espalhando e crescendo a um ritmo alucinante, devastando o meio sob seus pés, aproveitando todos os recursos, apropriando-se de todos os serviços, em resumo: tomando o planeta para transformar tudo em dinheiro (ou mais típico do capitalismo tardio, títulos da dívida, moedas, ações…).

Mas onde é que esta versão de curto prazo do capitalismo nos leva cujo único propósito era devorar tudo o que é devorável?

Diante da crise gerada, estados e mercados vem há anos começando a propor um “uso racional de território e recursos”. E o fato é que a marcha acelerada que o capitalismo conduziu durante todos esses anos supõe hoje uma escassez de energia que o impedirá de continuar com seu ritmo atual, impedindo a obtenção de benefícios.

Começa-se a falar, então, de capitalismos verdes, economias verdes, desenvolvimento sustentável. E assim entramos na nova era do capitalismo com sobrenomes.

O que é capitalismo verde?

O “capitalismo verde” é uma nova área de negócios em que a mercadoria é a natureza. A natureza e todos os seus ativos são agora um mercado novo e necessário, que permitirá ao sistema sair da crise econômico-financeira que criou. Mas quais são os seus antecedentes?

Embora se tenha falado dos problemas ambientais causados pela industrialização do mundo durante grande parte da segunda metade do século XX, ao final deste ocorrem encontros e um dos momentos mais significativos no desenvolvimento do capitalismo verde, que marcaria uma linha no discurso sobre problemas ambientais. A Cúpula Rio20 (também conhecida como a Cúpula da Terra) de 1992, realizada no Rio de Janeiro, Brasil: a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Neste encontro surge um amálgama de associações, tratados e comitês para gerir o futuro do planeta: A Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (CDB), a Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CMNUCC): e a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (CNULD).

Vinte e sete anos depois, após inúmeras reuniões, conferências e encontros de todos os tipos, com todos os grupos e comitês criados para aliviar os efeitos que as crises geram na Terra, a realidade é que o único resultado foi a diminuição da biodiversidade, a aceleração dos desequilíbrios climáticos, processos de desertificação e a redução de áreas florestais e de zonas úmidas.

A Natureza como mercadoria

O que surgiu depois dessas cúpulas tem sido a criação de instrumentos de mercado econômico que tentarão evitar o desastre e nos mostrar o caminho para continuar crescendo economicamente e calculando os possíveis danos que a Terra e seus habitantes poderiam suportar. Um processo de mercantilização da natureza que é funcional aos interesses do responsável central pela crise ambiental: grandes empresas e estados.

O uso da natureza para fins econômicos não é novo, o sistema de produção capitalista extrativa vive disso, mas esta nova visão do capitalismo verde vai um passo além, transformando a própria natureza em uma fonte de lucro, privatização e mercantilização do meio.

Esse processo pelo qual a natureza se torna uma prestadora de serviços, em que além de ser utilizada para explorar o meio ambiente, abre novos mercados que permitem a rentabilidade decolar desse novo cenário, envolve atores de peso como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, governos, empresas de energia, etc.

Em 2010, por exemplo, o Banco Mundial promove a iniciativa WAVES, que nasce de acordo com suas palavras como “uma aliança global liderada pelo Banco Mundial que busca promover o desenvolvimento sustentável através da integração de recursos naturais e sua avaliação econômica ao planejamento de políticas de desenvolvimento e economia nacional “.

Depois de uma das cúpulas do G8 em 2007, nasceu o estudo da Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade ou “TEEB”, que “visa tornar visíveis os benefícios econômicos da biodiversidade e os custos da perda da biodiversidade“. Dito de outra maneira, busca identificar e quantificar esses benefícios e mitigar as perdas. É significativo que a comissão encarregada de coordenar o estudo do TEEB tenha sido concedida ao Deutsche Bank.

Em suma, por qualquer meio, o capitalismo e o neoliberalismo sempre foram identificados pela privatização e mercantilização dos bens públicos, incluindo os bens comuns da natureza. Política que está acontecendo agora em todo o mundo. Graças a fatores como a ciência, motor de crescimento para a expansão do capital e ponta de lança de todas as melhorias produtivas em qualquer área do sistema capitalista; e até o ambientalismo, cuja principal função tem sido apontar os sintomas derivados do desastre ecológico perpetrado por tantos anos e nunca suas causas. Oferecendo, além disso, propostas que respondam apenas a critérios técnicos e econômicos que beneficiem apenas determinadas forças políticas e financeiras, e que acabam perpetuando a exploração e a industrialização de nossos meios [natureza].

Até onde isso nos leva?

 Cada fator e cada agente contam para completar a mercantilização e privatização da natureza, e todos são colocados para trabalhar na mesma direção, de modo que a máquina não pare e, em última análise, favoreça a perda e a degradação da natureza em benefício dos de sempre. Privatização que muitas vezes envolve quebrar uma infinidade de formas tradicionais de vida, saqueando os recursos das culturas indígenas ou privando populações inteiras de autogestão, impedindo a capacidade das comunidades de determinar livremente o manejo e uso de seus bens comuns.

O capitalismo verde, embora vestido com roupas mais legais que o antigo capitalismo industrial, perpetua e aperfeiçoa a relação de exploração e opressão que vem se desenvolvendo desde a sua criação. Se permitirmos que a lógica do mercado direcione as relações das pessoas e do ambiente em que eles habitam, isso inevitavelmente nos levará ao pior dos cenários.

Não podemos arcar com soluções dentro dos quadros estabelecidos pelo próprio sistema para recuperar nossas vidas. É impossível voltar atrás e inutilizar a demanda por algum tipo de direito proveniente do Estado ou do Capitalismo. Nem da ciência na forma de resposta ou gestão tecnológica. Nem da burocracia na forma de organização e implementação de mecanismos regulatórios que permitam a sustentabilidade do desenvolvimento. Tudo o que vem do capitalismo, seja qual for a sua cor, só oferecerá respostas paliativas a uma sociedade doente. Nada que seja fundado na insistência do reformismo nos libertará da exploração e da precariedade.

Fomentar uma cultura de autogestão, encontrar uma outra maneira de se relacionar com a natureza e entre nós, uma não quantificável, finalmente, poderia nos fornecer as ferramentas necessárias para lutar contra o sistema que nos coloca em um mercado como consumidores sujeitados e consumíveis, que envenena tudo o que toca e nos leva à destruição.

Fonte: https://aquiyahora.noblogs.org/post/2019/01/22/capitalismo-verde-la-misma-vuelta-de-tuerca/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Neve ou não neve
onde há amigos
a vida é leve

Alice Ruiz