
Na constante procura por compartilhar e expandir a revolta, a autonomia e as experiências que nos aproximam da anarquia, seja aprendendo dos compas, das suas ações, dos povos originários, seja nos chamando à solidariedade, compartilhando nossa constante fincada no poder ou compartilhando nossas formas de vida em rebeldia, aparecemos com mais um número da Crônica Subversiva.
“Em tempos de anúncios de cortes e políticas nefastas que reatualizam com maior vigor o genocídio, acreditamos importante trocar algumas idéias sobre o inimigo.
O Estado, é a máquina dos tiranos para governar (dominar, devastar a terra, reprimir). Para o Inimigo, governar é imprescindível e arrumar sua máquina de controle é necessário para dominar. Porém, arrumar a máquina não evita que ela siga sendo uma máquina que devasta, explora e mata.
Se estamos, por exemplo, contra a Reforma da Previdência não é porque defendemos a anterior, mas porque a obrigação de gerar dinheiro para comprar e morar segundo as convenções das cidades, pode roubar ainda mais o nosso tempo de vida, e essa é uma agressão. Que não seja um tapa na cara, não quer dizer que não seja uma agressão bem pensada e planejada desde as poltronas dos que mandam. Aqueles que criam as leis e suas reformas já estão em uma situação de privilégios, e não precisam do Estado para sobreviver, mas para dominar melhor. Suas leis e reformas servem apenas para isso, para dominar melhor. Assim se estamos contra a reforma é porque a enxergamos como um aperto mais na porca dessa máquina que funciona como um garrote vil contra as pessoas.
Fascismo! Dirão alguns. Ditadores! Dirão outros, saudosos das décadas passadas. Mas o inimigo, não é apenas sua posição política, ele pode se vestir de verde amarelo, de vermelho ou de azul e rosa. O inimigo não é apenas um presidente, alguns falam dele como o sistema, capitalismo, sociedade tecno-industrial, civilização, civilização ocidental.
O que todos esses nomes tem em comum é a vontade de dominação, mas as formas em que essa dominação acontece podem nos confundir e achar que o inimigo é a polícia, a burguesia, os falsos críticos, os políticos. O inimigo, através de seus disfarces, é isso tudo funcionando, e até fazendo cúmplices a muitos, porém tem um rosto, uma história, uma cultura, e uma visão do mundo que é imposta como a visão do mundo “normal”, “natural”, é aquele representante do projeto de imposição da civilização ocidental, aquele que enxerga a terra como um recurso, as pessoas como trabalhadores ou eleitores, aquela forma de entender a vida como uma experiência na qual tudo pode ser comprado, e vê aqueles que não estão à venda como selvagens, atrasados ou menores de idade. O inimigo é aquele que anseia a dominação, o totalitarismo, a obediência e o controle absolutos.
Felizmente o inimigo é apenas um projeto porque povos milenares resistem há séculos e nós nos opomos a ele ativamente.
Impedir que os inimigos dominem, lutar contra isso com todas as ferramentas possíveis, ser ingovernáveis, sabotar toda tentativa de governo, é estar contra todas suas reformas, contribuir, aqui e agora, com a destruição da dominação.”
Que os atos subversivos, assim como nossas formas de existir, resistir e combater continuem povoando estas páginas.
Crônica Subversiva | Outono-Inverno 2019
>> Conteúdo:
• PRIMEIRAS PALAVRAS: A máquina dos tiranos e a cara do inimigo.
• 1° DE MAIO. Entre a violenta luta pela liberdade e a festa do trabalho.
• Uma Flamejante Clareza
• 22 De Maio Dia Do Caos
• Morte ao rei!
• PELA TERRA, CONTRA O CAPITAL
• MEMÓRIA COMBATIVA: A Batalha Da Praça Da Sé
• KATAKLISMA: Ventos frios na Rússia fazem nosso sangue ferver no Brasil.
• As repressões continuam em Madrid e na Itália. / A liberdade de Panagiotis.
• Pastora Dominguez Gonzalez.
• Separata: COLETES AMARELOS. GUERRA CIVIL OU GUERRA SOCIAL?
>> PDF para baixar e imprimir:
Crônica Subversiva 4
https://mega.nz/#F!YrhRWYQK!kVzOaWy7UzP6yPnGMkIC1A
Contato: cronica-subversiva@riseup.net
>> Números anteriores:
Crônica Subversiva 1
https://mega.nz/#F!ZjIzgQgY!xY406VUMwMfz3pPIsIw03A
Crônica Subversiva 2
https://mega.nz/#F!Ji4xWKjQ!0lNlGjYsZilPEPBvz_8QKw
Crônica Subversiva 3
https://mega.nz/#F!Y2xFgSKJ!gevJrrpkcZ1uGaraTc6qSA
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Paz. Forte em ruínas,
E na boca de um canhão
Um ninho de pássaros.
Luís Antônio Pimentel
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!