[Europa] Polícia italiana prende capitã de navio de resgate de imigrantes

A polícia italiana prendeu neste sábado (29/06) a capitã alemã de um navio de resgate de migrantes que está no centro de uma disputa com o governo da Itália, depois que a embarcação atracou no porto da ilha de Lampedusa.

A embarcação Sea-Watch 3, de bandeira holandesa e operada pela instituição beneficente alemã Sea-Watch, ficou no mar por mais de duas semanas com 40 africanos resgatados a bordo. Os africanos tiveram permissão para desembarcar e foram levados para um centro de recebimento na ilha.

Após aguardar em águas internacionais por um convite da Itália ou de outro país da União Europeia em aceitação ao navio, a capitã Carola Rackete decidiu nesta semana rumar para a ilha de Lampedusa, no sul da Itália, mas foi bloqueada por embarcações do governo italiano.

Na manhã deste sábado, porém, Raquete entrou no porto e atracou em meio a uma forte presença policial.

Imagens ao vivo de TV mostraram a alemã de 31 anos sendo retirada do Sea Watch 3 por policiais alfandegários e levada de carro em meio a aplausos das pessoas que se aglomeraram no local.

Ela foi presa por “resistir a um navio de guerra”, acusação que, de acordo com reportagens da mídia local, pode resultar em uma pena de 10 anos de prisão.

O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, que tem uma postura dura em relação aos navios de resgate de migrantes, disse anteriormente que somente permitiria que Rackete atracasse quando outros países da UE concordassem em asilar de imediato os refugiados a bordo do navio.

Ele disse que o Sea Watch 3 não teve permissão para atracar, colocando em risco a polícia alfandegária ao espremer uma de suas lanchas, que tentava impedir o atracamento.

Salvini chama tripulantes de “criminosos”

O vice-presidente e ministro de Interior italiano, Matteo Salvini, também líder da Lega Nord, partido de extrema direita, criticou em sua conta de Twitter os críticos da detenção da capitã. “Parece um ‘gesto de resistência’ que um um navio não pare em um controle policial e que atue contra uma patrulha das forças da ordem? NÃO”, publicou, chamando ainda a tripulação de criminosa e delinquente. “Capitã criminosa presa, navio pirata confiscado, sentença máxima para uma organização não governamental estrangeira”, escreveu.

Campanha em apoio à capitã

Em apoio a Rackete, personalidades de televisão alemãs conseguiram reunir mais de 500 mil euros para a Sea-Watch até este domingo. O comediante Jan Böhmermann e o apresentador Klaas Heufer-Umlauf lançaram um apelo de ajuda à ONG, expressando a sua indignação com a detenção da capitã alemã.

“Estamos convencidos de que uma pessoa que salva vidas não é uma criminosa”, disse Böhmermann em um vídeo divulgado no YouTube.

Segundo os advogados de Rackete, antes de terça-feira deve ser realizada uma audiência para revalidar a prisão da capitã, na qual ela será finalmente interrogada. “Ela segue muito determinada em defender suas decisões”, afirmaram eles. Seu objetivo era “manter a salvo essas pessoas que estavam em condições extremas”.

Fonte: agências de notícias

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/06/28/europa-ativista-alema-corre-o-risco-de-enfrentar-uma-pena-de-prisao-de-20-anos-por-salvar-migrantes-no-mar-mediterraneo/

agência de notícias anarquistas-ana

luar na relva
vento insone
tira o sono das flores

Alonso Alvarez