Amparo Poch y Gascón, a ‘Doctora Salud Alegre’ (Doutora Saúde Alegre), defendia que “a felicidade, como a justiça, supõe a diversidade”. Zaragozana nascida em 1902, foi uma das primeiras mulheres licenciadas em Medicina na Universidade de Zaragoza, com um brilhante histórico acadêmico.
Seu humanismo, a vida pelos outros, levou-a logo para o anarquismo, ingressa no Sindicato Único da Saúde da CNT e, quando abre seu consultório médico tanto em Zaragoza como no bairro madrilenho de Vallecas, atende as mulheres trabalhadoras e suas crianças.
Cofundadora da revista ‘Mujeres Libres’, com Lucía Sánchez Saornil e Mercedes Comaposada, seus textos se caracterizam pela divulgação pedagógica da medicina, dos métodos contraceptivos, da maternidade consciente, da puericultura e da prevenção de enfermidades pandêmicas em sua época: a sífilis, a tuberculose e o alcoolismo. Defende o prazer sexual para as mulheres e o amor livre. Dentro do coletivo Mujeres Libres orienta o “Casal de la Dona Treballadora” (local de capacitação para as mulheres) e os “Liberatorios de prostitución” (casa de apoio para mulheres que desejassem deixar a prostituição). Como pacifista, assume a presidência da Liga Hispânica contra a Guerra, da WRI.
Amparo Poch, diretora-geral de Assistência Social no Ministério da Saúde de Federica Montseny, cria os “Hogares Infantiles” (locais de cuidados e educação para crianças) e as “Colonias Infantiles” (locais de refúgio para crianças em perigo durante a guerra). Durante a “Retirada”, cruza a fronteira com um dos últimos grupos evacuados e no êxodo, cuida das famílias refugiadas nos terríveis campos de concentração franceses.
Antonina Rodrigo nos mostra esta pioneira singular. Há várias décadas, a prestigiada historiadora investiga sua obra, sua vida e, sobretudo, recupera valiosos testemunhos orais dos que a conheceram, de suas companheiras de Mujeres Libres, e do exílio francês em Toulouse, onde Amparo residiu, dando assistência clandestinamente aos refugiados espanhóis que mais necessitavam.
CONTÉM ILUSTRAÇÕES E FOTOGRAFIAS INÉDITAS. Edição de ANA MUIÑA
Amparo Poch y Gascón. La vida por los otros. Guerra y exilio de una médica libertaria
Antonina Rodrigo
Precio 20 €
320 páginas
Tamaño: 15 x 20 cm
ISBN: 978-84-948285-7-7
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Conspiração no Azul
pincelada de silêncio
para a cor primordial
Nazareth Bizutti
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata