[Espanha] Lançamento: “Amparo Poch y Gascón. La vida por los otros. Guerra y exilio de una médica libertaria”, de Antonina Rodrigo

Amparo Poch y Gascón, a ‘Doctora Salud Alegre’ (Doutora Saúde Alegre), defendia que “a felicidade, como a justiça, supõe a diversidade”. Zaragozana nascida em 1902, foi uma das primeiras mulheres licenciadas em Medicina na Universidade de Zaragoza, com um brilhante histórico acadêmico.

Seu humanismo, a vida pelos outros, levou-a logo para o anarquismo, ingressa no Sindicato Único da Saúde da CNT e, quando abre seu consultório médico tanto em Zaragoza como no bairro madrilenho de Vallecas, atende as mulheres trabalhadoras e suas crianças.

Cofundadora da revista ‘Mujeres Libres’, com Lucía Sánchez Saornil e Mercedes Comaposada, seus textos se caracterizam pela divulgação pedagógica da medicina, dos métodos contraceptivos, da maternidade consciente, da puericultura e da prevenção de enfermidades pandêmicas em sua época: a sífilis, a tuberculose e o alcoolismo. Defende o prazer sexual para as mulheres e o amor livre. Dentro do coletivo Mujeres Libres orienta o “Casal de la Dona Treballadora” (local de capacitação para as mulheres) e os “Liberatorios de prostitución” (casa de apoio para mulheres que desejassem deixar a prostituição). Como pacifista, assume a presidência da Liga Hispânica contra a Guerra, da WRI.

Amparo Poch, diretora-geral de Assistência Social no Ministério da Saúde de Federica Montseny, cria os “Hogares Infantiles” (locais de cuidados e educação para crianças) e as “Colonias Infantiles” (locais de refúgio para crianças em perigo durante a guerra). Durante a “Retirada”, cruza a fronteira com um dos últimos grupos evacuados e no êxodo, cuida das famílias refugiadas nos terríveis campos de concentração franceses.

Antonina Rodrigo nos mostra esta pioneira singular. Há várias décadas, a prestigiada historiadora investiga sua obra, sua vida e, sobretudo, recupera valiosos testemunhos orais dos que a conheceram, de suas companheiras de Mujeres Libres, e do exílio francês em Toulouse, onde Amparo residiu, dando assistência clandestinamente aos refugiados espanhóis que mais necessitavam.

CONTÉM ILUSTRAÇÕES E FOTOGRAFIAS INÉDITAS. Edição de ANA MUIÑA

Amparo Poch y Gascón. La vida por los otros. Guerra y exilio de una médica libertaria

Antonina Rodrigo

Precio 20 €

320 páginas

Tamaño: 15 x 20 cm

ISBN: 978-84-948285-7-7

lalinternasorda.com

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/10/29/espanha-inauguracao-da-nova-sede-da-cgt-em-zaragoza-homenagem-a-amparo-poch-e-gascon/

agência de notícias anarquistas-ana

Conspiração no Azul
pincelada de silêncio
para a cor primordial

Nazareth Bizutti