
Após o assassinato de Nathaniel Julius, um adolescente com síndrome de Down, pela polícia, militantes queimaram pneus, ergueram barricadas, atiraram pedras na polícia e danificaram uma delegacia em Joanesburgo.
Nathaniel Julius morreu em um hospital em Joanesburgo na noite de quarta-feira (26/08), horas depois de ser baleado pela polícia a poucos metros de sua casa no subúrbio do Parque Eldorado da cidade.
O assassinato ocorreu depois que moradores do bairro saíram às ruas para protestar contra a falta de moradias na área.
Nos últimos meses, a polícia sul-africana justificou repetidamente os casos de brutalidade com a aplicação de restrições ao coronavírus.
Nathaniel Julius levou um tiro no peito por não conseguir responder às perguntas da polícia.
Julius estava segurando um biscoito na mão quando a polícia começou a interrogá-lo, mas ele não foi capaz de responder adequadamente devido a sua condição.
‘Justiça para Nathaniel’
Durante o protesto no dia da morte de Julius, militantes atiraram pedras contra a polícia, que disparou balas de borracha e granadas de efeito moral.
Na sexta-feira, o Ministro da Polícia, Bheki Cele, foi confrontado por uma multidão furiosa gritando “A polícia é corrupta!” e “Justiça para Nathaniel!” enquanto visitava os pais de Julius no Parque Eldorado.
Segundo a família do menino, a polícia está tentando “encobrir” a matança “a sangue frio”.
O tiroteio é uma reminiscência de outros casos de brutalidade policial recente na África do Sul durante o bloqueio por conta do coronavírus que começou em 27 de março, incluindo o assassinato de Tyrone Moeng, 19, que foi morto a tiros pela polícia em 13 de abril.
Tradução > A. Padalecki
agência de notícias anarquistas-ana
A lua passa pelos pinheiros
e o olhar de súbito detêm
uma outra imóvel lua.
Hokushi
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?