[Chile] Informativo a um mês da detenção dos companheires Francisco Solar e Mónica Caballero (Agosto 2020)

Em 24 de julho de 2020 o Estado detêm os companheires anarquistas Francisco e Mónica acusados do envio de pacotes bomba contra a 54ª delegacia e o ex-ministro do Interior Rodrigo Hinzpetter (julho de 2019, ação reivindicada por “Cómplices Sediciosos / Fracción por la Venganza”) e o duplo ataque explosivo contra o edifício Tánica no endinheirado bairro de Vitacura (fevereiro de 2020 em plena revolta, ação reivindicada por “Afinidades Armadas en Revuelta”).

Francisco se encontra encarcerado na Seção de Máxima Segurança do Cárcere de Alta Segurança, no começo permaneceu completamente isolado mas após a chegada do assassino da jovem Ámbar¹, o companheiro buscou a forma de encará-lo e mostrar seu rechaço com atos, sendo transladado a uma cela de outro setor permitindo-lhe sair – em parte – do extremo isolamento no qual se encontrava.

Mónica após permanecer vários dias na seção de “ingresso” sem acesso a pátio e sendo estendida esta medida com a desculpa da quarentena, finalmente foi transladada ao módulo de Conotação Pública do cárcere de San Miguel.

Seguindo as ordens dos perseguidores da Promotoria Sul, a ambos os companheires foram tiradas novamente mostras de DNA, aqueles perseguidores já em 2010 tinham tirado mediante torturas essas mostras no chamado Caso Bombas.

Assim como na totalidade dos recintos penitenciários sob o Estado Chileno, ambos companheires se encontram sem visitas, devido à conjuntura sanitária pelo coronavírus e só podem ter comunicação mediante chamadas e videochamadas monitoradas pela gendarmeria.

Solidariedade revolucionária e ativa com os companheires anarquistas Mónica e Francisco!

[1] Um midiático caso de um sujeito assassino e violador que atacava os filhos de suas companheiras, recentemente foi detido após um novo assassinato.

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/06/chile-comunicado-frente-as-detencoes-de-monica-e-francisco/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/04/chile-sobre-a-detencao-dos-companheires-monica-e-francisco/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/07/31/o-retorno-do-caso-bombas-e-a-criminalizacao-do-anarquismo-no-chile/

agência de notícias anarquistas-ana

Chuva cinzenta:
hoje é um dia feliz
mesmo com o Fuji invisível

Matsuo Bashô