[Eslováquia] Relatório da primeira Plenária por videoconferência e do Congresso Extraordinário da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT)

O Congresso e Plenária Extraordinária da AIT ocorreu de sexta-feira 25 a domingo 27 de junho de 2021. Devido às restrições da pandemia de Covid-19, ambas as reuniões foram organizadas por videoconferência, e não presencialmente em Bratislava, como planejado inicialmente. A maioria dos afiliados da AIT (Seções e Amigos) puderam comparecer. Como era on-line, nossas reuniões não foram interrompidas por regimes repressivos e vistos de viagem. No relatório abaixo, resumimos o que foi discutido e como Priama Akcia, como a seção anfitriã do IWA-AIT, avalia as reuniões.

Como a agenda é preparada

As Seções IWA-AIT podem colocar moções na agenda da Plenária ou do Congresso. Eles têm vários meses para se reunir e decidir sobre cada item da agenda. Estas decisões são então apresentadas, discutidas e decididas pelos delegados com base nos mandatos feitos por suas organizações (as decisões são tomadas em Congressos/Conferências ou em Referendos). Estes princípios federalistas de organização e tomada de decisões são nossos meios de assegurar que as opiniões apresentadas sejam as de organizações e não as de indivíduos.

As Seções IWA-AIT concordaram antecipadamente que se todos os itens da agenda da Plenária forem concluídos a tempo, seguirá um Congresso Extraordinário. O Congresso tem diferentes tipos de decisões, por exemplo, pode decidir sobre a filiação ou desfiliação de organizações. Congressos regulares são realizados a cada 3 anos, congressos extraordinários são realizados se a necessidade surgir.

Itens formais-organizacionais em pauta

Em geral, há dois tipos de itens na agenda das reuniões da IWA-AIT. Poderíamos simplesmente dizer que um tipo é de natureza prática e o outro é de natureza formal-organizacional. Entre estes últimos estavam itens como a forma de organizar reuniões on-line, pequenas mudanças nos estatutos da IWA-AIT, diretrizes para os delegados para facilitar seu trabalho na preparação dos mandatos ou para tornar mais eficaz a tomada de atas. Além disso, discutimos como tornar o processo de filiação mais rápido, para que as organizações candidatas não tenham que esperar tanto tempo por suas decisões de filiação (3 anos de um Congresso para o outro é um período bastante longo). Os itens padrão da agenda também incluem a eleição de credenciais e comitês de auditoria financeira. Além disso, votamos um relatório geral e financeiro do secretariado da IWA-AIT, atas de congressos anteriores, etc. E, é claro, há itens relacionados a filiações.

Pontos práticos

Itens deste tipo eram uma parte importante da agenda. Avaliamos a Semana Internacional contra Salários não pagos do ano passado, que foi organizada pela IWA-AIT, e acordamos um plano para este ano (11-17 de outubro de 2021).

Discutimos como os treinamentos relacionados ao local de trabalho poderiam ser desenvolvidos e compartilhados entre os afiliados. Por exemplo, vários afiliados destacaram que o treinamento para organizadores de locais de trabalho da Federação de Solidariedade (a seção do Reino Unido da IWA-AIT) foi muito útil para eles (A FS agora também oferece treinamento para organização geral do local de trabalho, organização do local de trabalho feminino, organização em serviços de assistência social e está desenvolvendo treinamento para companheiros LGBT).

Os delegados aprovaram o apoio financeiro para eventos públicos relacionados com o 100º aniversário da IWA-AIT (no final de 2022-2023). Na Polônia haverá uma conferência sobre a história da IWA-AIT, na Eslováquia deverá haver eventos em Bratislava e Košice apresentando práticas diárias, e um evento similar também será realizado em Viena. Haverá uma parte separada no website da IWA-AIT relacionada a esses eventos e serão preparadas publicações sobre a história do anarco-sindicalismo internacional e sobre as organizações que atualmente fazem parte dele.

A Plenária da IWA-AIT também aprovou a criação de um grupo de trabalho que se concentrará na crise climática. Sua função será mapear o problema e as atividades existentes dos sindicatos IWA-AIT, e esboçar possibilidades de ações coordenadas e a declaração anarco-sindicalista geral sobre o assunto.

Novos afiliados da IWA-AIT

A IWA-AIT continua a se expandir. Duas organizações se candidataram para mudar seu status de Amigos para Seções completas: WAS da Áustria e ULET da Colômbia. Dois novos grupos de trabalhadores foram aprovados como Amigos: MK, das Filipinas, e WSI, do Paquistão. Também houve crescimento no Chile e os Amigos da IWA Grupo Germinal se combinaram com grupos de outras cidades e se formaram no sindicato Solidaridad Obrera, que foi confirmado como Amigos da IWA. Assim, hoje existem 21 organizações que fazem parte da IWA-AIT após este Congresso vindos da Europa, Ásia-Pacífico e América do Sul e do Norte.

Seções:

ASF (Anarcho-Syndicalist Federation, Austrália).

ASI (Iniciativa Anarcho-Syndicalista, Srbsko)

BASF (Federação Anarco-Sindicalista de Bangladesh, Bangladesh)

CNT-AIT França (Confederação Nacional do Trabalho, França)

CNT-AIT Espanha (Confederação Nacional do Trabalho, Espanha)

COB (Confederação Brasileira dos Trabalhadores, Brasil)

KRAS (Confederação de Anarco-sindicalistas Revolucionários, Rússia)

NSF (Federação Sindicalista Norueguesa, Noruega)

ÖLS (Örestad Local Selforganisation, Suécia)

PPAS (Confraria de Anarco-sindicalistas Trabalhadores, Indonésia)

PA (Ação Direta, Eslováquia)

SF (Federação de Solidariedade, Reino Unido)

ULET (União Libertária de Estudantes e Trabalhadores, Colômbia)

WAS (Sindicato dos Trabalhadores de Viena, Áustria)

ZSP (Sindicato dos Sindicalistas Poloneses, Polônia)

Organizações com o status de Amigos do IWA:

ARS (Sindicato Autônomo de Trabalhadores, Bulgária; devido à cisão na organização, o próximo Congresso da IWA discutirá seu estado)

MEM (Frente de Solidariedade Libertária, Índia)

MK (Confraria Libertária, Filipinas)

SO (Trabajadores Solidarios, Chile)

WSA (Workers Solidarity Alliance, EUA)

WSI (Iniciativa de Solidariedade de Trabalhadores, Paquistão)

Avaliação

Nosso sindicato, como organização anfitriã, teve que preparar a Plenária IWA-IAW e o Congresso Extraordinário para que o processo da reunião fosse tranquilo em termos de trabalho em rede, elaboração de atas, votação, etc. O Secretariado da AIT nos ajudou a garantir que esta tarefa fosse realizada e que pudéssemos conceber processos que fossem implementados com sucesso e que tornassem o processo de reuniões futuras efetivo, independentemente de estarem on-line ou off-line.

A reunião foi realizada nos idiomas inglês e espanhol e durou mais de 7 horas por dia, o que foi bastante exigente. O uso da plataforma on-line tem suas limitações e não se adequa a todos. Por outro lado, a agenda era bastante longa e se a reunião não tivesse sido por videoconferência, duvidamos que poderíamos ter lidado com tudo. Cada reunião deste tipo requer muita energia e paciência principalmente da parte das pessoas que moderam, fazem atas, contam os votos e traduzem. Nem as reuniões físicas ou on-line não estão livres de dificuldades, mas desta vez elas foram bastante pequenas. Pensamos que esta foi uma das reuniões mais suaves da IWA-AIT, com muitas decisões práticas importantes. E foi ótimo que pudemos tomar decisões junto com nossos camaradas que de outra forma não poderiam chegar a Bratislava devido a problemas de visto de viagem que tornariam a reunião impossível.

A pandemia de Covid-19 afetou todas as organizações da IWA-AIT e impossibilitou que muitos se reunissem, o que, em certa medida, se refletiu nos mandatos das Seções. Alguns deles foram feitos através de referendos, o que pode ser uma forma prática mas, neste caso, insuficiente de tomada de decisão, especialmente com pontos mais complexos que requerem mais do que um voto de Sim ou Não.

Esperamos que durante o próximo Congresso IWA-AIT na Espanha, em 2022, as restrições pandêmicas tenham sido resolvidas. Até lá, muito trabalho construtivo nos espera local e globalmente. Se você estiver na Eslováquia, você também pode participar, talvez começando aqui:

http://www.priamaakcia.sk/zapoj-sa

Fonte: https://iwa-ait.org/node/962

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

no inverno, o vento
dança com as folhas
a seu contento

Eugénia Tabosa