A editora Navarra Editorial Txalaparta e a produtora Friki Films de Barcelona têm um acordo desde o início do ano para transformar a vida de Lucio Urtubia em uma série de ficção.
Lucio Urtubia, pedreiro e militante anarquista espanhol exilado em Paris, colocou o próprio City Bank contra as cordas nos anos 80, falsificando cheques de viagem com placas de impressão dos quais ele foi o autor. Seu objetivo era levantar fundos para seu movimento político.
Segundo a editora e a produtora, “o legado de Lucio Urtubia chegará a todas as telas com a mesma riqueza, veracidade e força com que o ativista de navarro viveu sua trepidante vida”.
Urtubia se caracteriza por sua atividade clandestina em prol de grupos anarquistas internacionais e é considerado por parte da esquerda política como uma espécie de Robin Hood.
A família de Lucio Urtubia, Friki Films e Editorial Txalaparta, responsável por seu legado, consideram que, como o primeiro aniversário da morte de Urtubia está prestes a ser celebrado, “chegou a hora de justificar sua enorme figura e suas espetaculares e impressionantes realizações em formato audiovisual”. Uma história com grande projeção internacional que visa entreter e inspirar as novas gerações no valor da luta, dos direitos sociais e do trabalho”.
O próprio Urtubia escreveu ‘Mi utopía vivida’, enquanto Mikel Santos ‘Belatz’ assinou em 2018 uma novela gráfica sobre a vida do anarquista intitulada ‘El tesoro de Lucio’.
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/07/21/espanha-obituario-lucio-urtubia/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/07/21/franca-lucio-a-sombra-da-liberdade/
agência de notícias anarquistas-ana
Jasmineiro em flor.
Ciranda o luar na varanda.
Cheiro de calor.
Guilherme de Almeida
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!