[Bélgica] Cabe a nós sermos tudo

Neste texto de 2010, Vaneigem, um dos expoentes históricos da Internacional Situacionista, antecipa muitas das novas características da militância política que envolve comunidades em várias partes do mundo em uma ação de apoio mútuo baseada na rejeição da delegação estatal que, em tempos de crise (financeira ou de saúde), adota políticas que estão longe de apoiar a parte pobre dos países e, ao contrário, vê as desigualdades aumentarem enormemente. Ações de mutualismo, criação de comitês de vizinhança, troca de habilidades e serviços não mediados pelo fluxo do dinheiro permeiam o discurso de Vaneigem, dos quais é importante tomar inspiração para novas formas de luta que não excluem ou evitam, mas preparam o inevitável conflito.

(…) Várias questões surgem com uma urgência que o desencadeamento de eventos ameaça precipitar. Terei o cuidado de não dar respostas que, fora das condições práticas e das coletividades em que surgirão, correm o risco de cair em abstração, e a abstração, como pensamento separado da vida, sempre ressuscita os velhos monstros do poder. Eu me contentei em dar-lhes alguns exemplos.

1. O que estamos prontos a colocar em prática para remediar a deficiência de um Estado que não apenas não serve mais a seus cidadãos, mas os sangra até secar para alimentar o polvo bancário internacional?

A força da inércia está trabalhando contra nós. As tradições familiares, sociais, políticas, econômicas, religiosas e ideológicas não cessaram de perpetuar, de geração em geração, aquela servidão voluntária que La Boetie já denunciava. É possível, por outro lado, aproveitar o choque que o colapso do sistema, a desintegração do Estado e a tentação de olhar além das fronteiras mesquinhas da mercadoria estão prestes a produzir.

É de se esperar uma inversão de perspectiva. Além do possível saque dos supermercados, ao qual a pauperização acelerada corre o risco de levar, muitos consumidores ameaçados de exclusão não deixarão de perceber que a sobrevivência não é vida, que a adulação de produtos adulterados e inúteis não vale o prazer de uma existência em que a descoberta das energias e dos bens prodigalizados pela natureza se harmoniza com os apelos do desejo. Que a vida está aqui, agora, que está nas mãos da maioria das pessoas, que nada mais pede do que se construir e se propagar.

Paremos de derramar lágrimas sobre os fracassos da emancipação que pontilham nossa história, não para celebrar afirmações ocasionais – porque as noções de sucesso e fracasso dão um mau cheiro de competição mercantil, de tática e estratégia, de competição predatória – mas para apoiar experiências que, esboçadas com alegria e audácia, estão esperando por nós para levá-las adiante com a implementação de um projeto de autogestão e com o estabelecimento de assembleias de democracia direta.

As comunidades zapatistas de Chiapas talvez sejam hoje as únicas a aplicar a democracia direta. Desde o início, a terra que foi compartilhada exclui os conflitos ligados à apropriação privada. Todos têm o direito de participar das assembleias e de falar e expressar sua escolha, inclusive as crianças. Na verdade, não há pessoas eleitas através de um plebiscito da assembleia. Só é proposto aos indivíduos que demonstram interesse em determinadas áreas (ensino, saúde, mecânica, café, organização de festivais, métodos de agricultura orgânica, relações com o mundo exterior) que se tornem representantes da comunidade por um período limitado. Eles então se tornam parte de uma “junta de bom governo” e informam regularmente sobre sua missão durante o período de seu mandato. As mulheres, reticentes no início por causa dos hábitos patriarcais dos maias, agora ocupam um lugar preponderante nas juntas.

Para definir sua vontade de estabelecer uma sociedade mais humana, os Zapatistas usam uma fórmula que nos lembra a necessidade de vigilância constante: não somos um exemplo, mas uma experiência.

2. O dinheiro não está apenas desvalorizando, ele está à beira de desaparecer. Durante a revolução espanhola, algumas comunidades na Andaluzia, Aragão e Catalunha haviam estabelecido um sistema de distribuição que excluía o uso de moeda (outras continuaram a usar a peseta e outras ainda cunharam uma nova moeda local, todas trabalhando bem juntas). Hoje nos cabe examinar como suplantar, com uma relação humana baseada no dom e não na troca, uma relação de exploração na qual o comércio das coisas determina o comércio dos homens.

Temos sido escravos de um funcionamento econômico cujo estabelecimento marcou o nascimento da civilização mercantil, alterando o comportamento individual e social, promovendo uma confusão permanente entre conforto e desnaturalização, progresso e regressão, aspiração humana e barbárie.

Certamente, o modelo de financiamento concreto e virtual ainda constitui um sistema coerente – uma coerência absurda, é verdade, e ainda assim capaz de continuar a governar o comportamento. Por outro lado, o que é provável que aconteça no dia em que o crash financeiro despoje o dinheiro de seu valor e utilidade?

Seu desaparecimento será sem dúvida aclamado como uma libertação por aqueles que lhe negam o direito de tiranizar sua vida cotidiana. Entretanto, o fetichismo do dinheiro está tão incorporado em nossos costumes que muitos indivíduos submetidos a seu jugo milenar acabarão caindo nas garras daqueles desequilíbrios emocionais sobre os quais reina a lei da selva social e para os quais a luta de todos contra todos é desencadeada e a violência cega grassa em busca de bodes expiatórios.

Não subestimemos os tentáculos do polvo reduzido a defender-se em seus últimos abrigos. A ruína do dinheiro não implica, de fato, o fim da depredação, do poder, da apropriação, dos seres e das coisas.

A exacerbação do caos, tão útil às organizações estatais e mafiosas, propaga um vírus de autodestruição cujas explosões nacionalistas, explosões genocidas, conflitos religiosos, o ressurgimento do fascismo, com os bolcheviques ou peste fundamentalista correm o risco de envenenar os espíritos se a inteligência sensível dos vivos não colocar a questão da felicidade e a alegria de viver de volta ao centro de nossas preocupações. A abjeção sempre teve um fascínio que, após algum embaraço, abre um caminho secreto e, infectando todos os estratos da população, espera poder garantir impunidade e legitimidade para banalizar a barbárie (a ascensão do nazismo na Alemanha mostrou como o humanismo abstrato poderia ser transformado em selvageria desenfreada).

Não devemos, por outro lado, permitir que a desumanidade do passado apague a memória dos grandes movimentos de emancipação e daquilo que era mais radical: a vontade de libertar o homem alienado e de dar à luz nele aquela verdadeira humanidade que reaparece de geração em geração.

A sociedade vindoura não tem outra escolha senão retomar e desenvolver os projetos de autogestão que, desde a Comuna de Paris até os coletivos libertários da Espanha revolucionária, fundaram sobre a autonomia dos indivíduos uma busca de harmonia na qual a felicidade de todos está unida à felicidade de cada um.

3. O fracasso do Estado obriga as comunidades locais a implementar uma gestão do bem público mais bem adaptada aos interesses vitais dos indivíduos. Seria uma ilusão pensar que libertar territórios da dominação mercantil e estabelecer zonas onde os direitos humanos erradicam o direito de comércio e rentabilidade pode ser feito sem confronto. Como podemos defender os enclaves de gratuidade que tentaremos implantar em um mundo controlado por um sistema universal de despossessão e ganância?

(…) A coesão só pode ser baseada em um projeto de vida individual e social. O futuro pertencerá a comunidades locais capazes de pensar globalmente. Quero dizer: aqueles que apostaram em sua radicalidade e em sua difusão para lançar as bases de uma humanidade internacional. Esta é a única maneira de evitar a armadilha do comunitarismo, um produto do jacobinismo de estado.

A ideia dos comitês de vizinhança estabelecidos em Oaxaca merece ser examinada como um caminho viável (…). Os comitês de vizinhança não representam uma ameaça armada, eles não são um perigo identificável para o poder. Eles formam um lugar com uma identidade imprecisa, no qual se lida com alimentos, água e fornecimento de energia. Desta forma, a solidariedade é desenvolvida sobre temas aparentemente anódinos que mudam as mentalidades, abrindo-as à consciência e à criatividade. A igualdade entre homens e mulheres, o direito à felicidade, a melhoria da vida diária e do meio ambiente perdem assim seu caráter abstrato e mudam de comportamento.

Ao dar prioridade às questões colocadas pela vida cotidiana, os problemas tradicionalmente reavivados pelas ideologias, religiões e aquela velha política que é a política do velho mundo são gradualmente tornados antiquados. Assim, voltamos ao significado original do termo “política”: a arte de administrar a cidade, de melhorar o lugar social e psicológico no qual as pessoas aspiram a viver de acordo com seus desejos.

Temos tudo a ganhar atacando o sistema e não os homens que são tanto seus perpetradores como seus escravos. Ceder à peste emocional, a vingança, a explosão, é participar do caos e da violência cega que o Estado e seus aparelhos repressivos precisam para continuar a existir.

Não subestimo o alívio furioso ao qual uma multidão que queima um banco ou saqueia um supermercado se entrega. Sabemos, entretanto, que a transgressão é um tributo à proibição e que oferece uma saída para a opressão, pois não a destrói, mas a restaura. A opressão precisa de revoltas cegas. Por outro lado, não vejo uma maneira mais eficaz de se dedicar à destruição do sistema mercantil do que propagar a noção e a prática da gratuidade (aqui e ali, por exemplo, a sabotagem dos parquímetros é timidamente esboçada, muito para desgosto das empresas que afirmam roubar nosso espaço e tempo).

Estamos com tanta falta de imaginação e criatividade que não sabemos como abolir as obrigações ligadas ao barulho dos lobbies públicos e privados? Que meios poderiam utilizar para se oporem a um movimento coletivo que decretaria o transporte público gratuito, que se recusaria a pagar impostos e taxas ao Estado para investi-los em benefício de todos, proporcionando a uma região energias renováveis, melhorando a qualidade da assistência médica, da educação, da alimentação, do meio ambiente?

Não será restabelecendo uma verdadeira política de proximidade que lançaremos as bases para uma sociedade autogovernada? Em vez de chamar greves de transporte (trens, ônibus e metrôs) que impedem a circulação dos cidadãos, por que não decidir libertá-los? A vantagem seria quádrupla: prejudicar a rentabilidade das empresas de transporte, reduzir os lucros dos lobbies do petróleo, romper o controle burocrático dos sindicatos e, sobretudo, incentivar a adesão maciça e o apoio dos usuários (…).

Extraído de VANEIGEM, Raoul, O Estado não é nada, cabe a nós sermos tudo (julho de 2010)

Fonte: https://umanitanova.org/?p=14423

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

A abelha voa vai
vem volta pesada
dourada de pólen

Eugénia Tabosa