[França] Lucio, a sombra da liberdade

Lucio Urtubia cruzou a Morte. Ele a apresentou documentos falsos? Publicamos a homenagem que lhe foi prestada pela associação “24 de agosto de 1944”. Contaremos a história deste companheiro no “Monde Libertaire” (jornal) de setembro.

Na memória dos rebeldes, você está lá, calmo e sereno. Seu olhar inquisitivo e sua determinação pacífica são lendários em nossas classes e em outros lugares, na França e na Espanha.

Lucio Urtubia

Quando você chegou na França, começou modestamente, sem saber muito, eis o que você mesmo diz:

“Em 1954 cheguei na França, desertor do exército espanhol, e comecei a trabalhar. Não teria um emprego como professor ou como ministro porque não sabia ler nem escrever, mas sim como trabalhador em um canteiro de obras. Meus documentos foram feitos pelo prefeito de Marne La coquette, um gaulista que os fez para mim porque ele tinha uma pequena empresa de construção, daí eu comecei a trabalhar lá”, disse ele. “Entre os trabalhadores havia vários refugiados catalães, que haviam lutado na guerra espanhola e na guerra da França, eles eram anarquistas e desconfiavam muito de mim. Quando me perguntaram qual era meu ideal, respondi: sou comunista; naquela época, na Espanha, o governo franquista culparia os comunistas por tudo o que acontecia quando a maioria das atividades antifascistas eram anarquistas, mas eu não sabia nada sobre isso, e os amigos da obra me responderam: Lucio, você não é comunista, você é um anarquista! Nos dias seguintes eles começaram a me trazer jornais, para mim o mundo estava se abrindo, pedi que me inscrevessem para aulas de francês, para conferências, e cheguei na rua Sainte Martha 24…”

A partir daí, sua vida seria apenas Resistência ao regime de Franco: roubos, documentos falsos, dinheiro falso, sequestro de franquistas, ações de “Bandolero” com um grande coração… Até se tornar um Lendário!

Recordaremos por muito tempo o olhar negro em sua foto, tirada por Pierre Gonnord em julho de 2019, com a qual você assistiu severamente, as palavras dos funcionários espanhóis, em Madrid, durante a grande exposição do Arqueria Nuevos Ministerios: La Sangre no es agua, em dezembro do mesmo ano.

Sentiremos falta de sua silhueta ao enfrentar as ditaduras de prisão, sentiremos falta de suas ideias para avançarmos amanhã, em direção a outro futuro.

Obrigado por estar aqui. Obrigado por seus ideais que você não apenas defendeu, mas que também transmitiu a outros.

Sentimos muito em conjunto com sua companheira Anne e sua filha Juliette, ambas suas cúmplices.

>> Foto de Pierre GonnordLa sangre no es agua (2019)

Fonte: https://monde-libertaire.net/?article=Lucio_Lombre_de_la_liberte

Tradução > Estrela

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/07/19/franca-morre-o-historico-militante-anarquista-lucio-urtubia/

agência de notícias anarquistas-ana

gota no vidro
um rosto na janela
olhar perdido

Carlos Seabra