Em 14 de novembro de 2018, o weychafe¹ Camilo Catrillanca foi baleado covardemente pelas costas, pelo policial assassino Carlos Alarcón Molina.
O fato ocorreu durante a operação do “Comando Jungla”, grupo militarizado inserido em Wallmapu [Território ao sul do Chile]. Na operação, os policiais entraram na comunidade de Temucuicui, disparando rajadas em Camilo pelas costas, enquanto ele dirigia um trator e era acompanhado por um menor de idade.
Camilo, ao momento que foi assassinado, tinha uma filha de 6 anos e esperava sua segunda filha. A mídia, o governo e a polícia disfarçaram o covarde assassinato como um enfrentamento, inclusive escondendo evidências das câmeras.
Até o momento não existe reparação, justiça nem apontamento de responsabilidades políticas do Estado dos ricos pela morte do Weychafe Camilo.
Quem morre lutando vive para sempre!
[1] Weychafe: No idioma Mapudungun um dos significados da palavra Weychafe é “espírito guerreiro”.
Via Capucha Informativa
Tradução > Caninana
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Escorre o sol
Salgando meus lábios
Passo a passo
Rodrigo Vieira Ribeiro
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata