Nesta hora triste para o povo ucraniano e para o povo russo, vítimas dos seus governos inconscientes que a uma guerra fraticidada, partilhamos a DECLARAÇÃO DO MOVIMENTO PACIFISTA UCRANIANO:
O Movimento Pacifista Ucraniano condena todas as ações militares provindas dos lados russo e ucraniano no contexto do atual conflito. Lançamos um apelo aos líderes de ambos os Estados e suas forças militares para que retrocedam e se sentem à mesa de negociações. A paz na Ucrânia e no mundo inteiro só pode ser alcançada de forma não-violenta! A guerra é um crime contra a Humanidade. Estamos, por isso, determinados a não apoiar nenhum tipo de guerra e a lutar pela eliminação de todas as suas causas!
(declaração de 25-2-2022 da seção local ucraniana pela organização War Resisters International)
Nesta hora de extrema gravidade para a nossa vida coletiva como seres humanos neste planeta, partilhamos igualmente a posição da Comissão Executiva daquela organização:
“Como membros da Internacional dos Resistentes à Guerra, estamos extremamente preocupados com a guerra na Ucrânia.
A guerra é um crime contra a humanidade!
Apelamos à Rússia para cessar imediatamente todos os ataques e retirar as suas tropas das fronteiras com a Ucrânia.
Apelamos ao povo de Luhansk/Lugansk e Donetsk/Donetsk que deixe claro ao governo russo que deseja determinar seu próprio destino, não à custa da guerra.
Apelamos ao governo ucraniano para que renuncie à resistência militar e, em vez disso, que proclame a resistência civil.
Apelamos ao povo ucraniano para que recuse toda a obediência a um possível novo governo instalado pela Rússia. Isso chama-se defesa social. No caso da Rússia ocupar a Ucrânia, se todos se recusarem a obedecer às suas ordens, em última análise, a Rússia não será capaz de atingir seus objetivos.
Apelamos também ao povo russo e aos soldados russos para que recusem toda a obediência aos atos de guerra do seu governo, resistam de forma não violenta e provoquem o fim do regime de Putin. Isso também faz parte da defesa social.
Apelamos à Rússia, à ONU, à OSCE, à OTAN e a todos os governos para que iniciem as negociações imediatamente.
Apelamos aos países membros da OTAN para que mostrem moderação na sua resposta à agressão russa e não façam o povo russo pagar pelos crimes de sua liderança.
Estamos solidários com o povo da Ucrânia nestes tempos difíceis e apoiamos aqueles que resistem à guerra na Ucrânia, na Rússia e em outros lugares.
Comitê Executivo Internacional dos Resistentes à Guerra
agência de notícias anarquistas-ana
A fruta aberta
revela o mistério
da raiz: néctar.
Roberto Evangelista
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!