Diretora: Angélique Kourounis. Roteiro: Angélique Kourounis e Thomas Iacobi. Anmato Productions.
Em 2016, a diretora Angélique Kourounis lançou o documentário Aurora Dourada: “Un Asunto Personal”. Este foi o fruto de uma investigação que durou mais de cinco anos sobre o partido fascista – deve-se notar que, ao contrário de outras formações de extrema-direita na Europa, o Aurora Dourada nunca escondeu sua ideologia nazista – cujas origens remontam à criação de uma força colaboracionista durante a ocupação alemã da Grécia na Segunda Guerra Mundial.
O documentário retrata as obsessões da diretora, uma jornalista de profissão, que, com o passar dos anos, se vê cada vez mais surpresa com o sucesso de um partido que em muito pouco tempo passou de 0,02% dos votos para ser o terceiro partido mais votado. Como se fosse uma pergunta pessoal, ela tenta entender o que passa pela mente de um eleitor do Aurora Dourada.
Kourounis explica o sucesso deste partido neonazista com base na crise econômica e na instabilidade política de 2008, mas também o nacionalismo grego promovido pela Igreja Ortodoxa Grega, a mídia e o sistema político. Tudo isso levou ao crescimento desta organização, que espalhou o terror e a violência contra minorias na Grécia.
Cinco anos depois, em 2021, Kourounis divulgou a segunda parte de sua investigação, “Aurora Dourada: Un Asunto Público“. Este segundo documentário é um relato aprofundado do julgamento realizado contra o Aurora Dourada, que resultou em uma decisão de que era considerada uma organização criminosa e proibida.
Este novo documentário é muito menos íntimo do que o primeiro, que mostrou como o sucesso do grupo de extrema-direita estava afetando a protagonista e até mesmo suas relações familiares. Começa com o assassinato do rapper antifascista Pavlos Fyssas nas mãos de militantes do partido – o evento que desencadeou a investigação que eventualmente levou à ilegalização do partido – e não mostra mais o espanto da primeira parte, mas a determinação de que o fascismo deve e pode ser destruído.
“Amanecer Dorado: Un Asunto Personal” está disponível no Youtube e pode ser visto clicando aqui: https://video.omniatv.com/videos/embed/961b4716-a8a2-445d-b9da-4345671f9f29. A segunda parte ainda não está disponível para visualização gratuita.
Fonte: https://www.todoporhacer.org/documentales-amanecer-dorado/
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Entrada do templo
As flores da sakura
Na cabeça do Buda
Antonio Malta Mitori
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!