
Anarquia na Big Easy é uma história gráfica anarquista da busca pela liberdade na Nova Orleans radical e revolucionária.
A narrativa começa com as forças anárquicas da natureza criando a terra e as comunidades indígenas cooperativas que floresceram antes da conquista europeia. Em seguida, vemos a revolta contra a dominação por meio da Insurreição dos Povos Escravizados de 1811, o surgimento de comunidades quilombolas (maroons), o trabalho de figuras como o geógrafo anarquista Élisée Reclus e o revolucionário utópico Joseph Déjacque, além da comovente história da militância trabalhista, exemplificada pela Primeira Internacional, a Greve Geral de 1892 e a ascensão dos Industrial Workers of the World (IWW).
Também são explorados os aspectos anárquicos do jazz, incluindo seu local de nascimento, o famoso distrito de luz vermelha de Storyville. Outros episódios reconstituem a história dos Panteras Negras, incluindo o lendário tiroteio no Conjunto Habitacional Desire, e o papel fundamental que anarquistas desempenharam na reconstrução de base após o furacão Katrina. O frequentemente subversivo Carnaval Popular é retratado desde a história dos Mardi Gras Indians até as atuais *krewes* anarquistas que marcham hoje. O livro se encerra com a recente luta pela remoção dos monumentos confederados e o crescimento de um movimento descentralizado, autônomo, de ajuda mútua.
Essas histórias são narradas pelo escritor surregionalista Max Cafard e ganham vida de forma vívida por meio das imagens marcantes do artista de quadrinhos Vulpes.
Elogios
“O amor que Max Cafard sente por sua cidade natal, Nova Orleans, é perceptível em cada página. (…) Ele encontra a fonte de toda grande ideia radical nos pântanos, riachos e ruas de seu território escolhido e reconhece a confluência entre a ideologia anarquista e o jazz inicial de Nova Orleans. Vulpes sustenta a narrativa de Cafard com uma arte surpreendentemente delicada. (…) Juntos, eles mostrarão a alguns de vocês um lado de Nova Orleans que nunca conheceram. Ou talvez mostrem uma Nova Orleans que vocês já viram, mas não com a profundidade e a beleza com que é apresentada aqui.”
– Seth Tobocman, autor de War in the Neighborhood, cofundador da World War 3 Illustrated
Sobre os colaboradores
Max Cafard é um habitante vitalício da ilha de Nova Orleans. Foi cofundador e editor das revistas Mesechabe e Psychic Swamp e é autor de The Surregionalist Manifesto and Other Writings, FLOOD BOOK, Surregionalist Explorations, Lightning Storm Mind e Poemics (no prelo).
Vulpes é uma pessoa ilustradora anarquista radicada no Sul do Golfo da Ilha da Tartaruga. Seus quadrinhos publicados pela JP Press incluem Naki, sobre o jogador de futebol curdo Deniz Naki, e Siege Engines, sobre a rota migratória de 2016 pelos Bálcãs. Seu trabalho já apareceu em The Nib, Commune e The Shotgun.
Anarquia na Big Easy: Uma História de Revolta, Rebelião e Ressurgimento
Autor: Max Cafard – Ilustrações: Vulpes
Série: PM Press
ISBN: 9798887441009
Páginas: 96
US$ 15,95
pmpress.org
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
Sem pedir licença,
ocupamos a cidade
com corpos e danças.
Liberto Herrera
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!