Em 10 de abril passado aconteceu um dia de protesto contra a energia nuclear e as armas em Koenji, Tóquio, e em outras cidades do Japão e do mundo. Um anarquista japonês mandou um breve relato descrevendo a ação em Tóquio. Confira a seguir.
Sim, a manifestação em Koenji foi incrível, ficamos surpresos com o número de participantes, 15.000! Esta foi a maior marcha que aconteceu aqui no Japão há décadas.
E é importante notar que os manifestantes, em sua maioria, não estavam organizados em partidos políticos ou sindicatos, eram simplesmente indivíduos. Pude sentir o poder das massas pela primeira vez no Japão.
No Japão, como você sabe, o controle nas ruas feito pela polícia é muito forte e o nosso movimento não é tão grande. Daí, sempre temos que marchar em uma “linha” da rua [“para permitir que o tráfego passe”]. Mas nesta oportunidade as pessoas tomaram um lado inteiro pela primeira vez em trinta anos!
Não somente a polícia mas também nós, o/as organizadore/as, não conseguíamos controlar o movimento e a manifestação das pessoas. Foi uma Zona Anárquica (apoio mútuo) Temporária criada pelas pessoas. Esta foi a “manifestação”.
E também a arte gráfica presente neste protesto foi realmente muito bem feita e deu a ele uma forte presença visual, uma inspiração para todos nós!
Aqui estão os vídeos da manifestação em Tóquio:
› http://www.youtube.com/user/410nonuke#p/a/u/1/MAU1kos_n9g
› http://www.youtube.com/user/410nonuke#p/a/u/0/leafNnVWB24
E fotos aqui:
› https://picasaweb.google.com/117565154512211766326/20110410?feat=flashalbum#
› http://www.flickr.com/photos/workshop/sets/72157626348937185/
E as artes gráficas aqui:
› http://410nonuke.tumblr.com/tagged/|%20graphic
Nova manifestação antinuclear
Haverá um segundo protesto antinuclear em 7 de maio no Japão. Mensagens de solidariedade internacional envie para 410nonuke[arroba]gmail.com.
Mais infos:
Tradução > Marcelo Yokoi
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!