[Japão] Reportagem sobre a Manifestação Anti-Nuclear de 10 de abril em Tóquio

Em 10 de abril passado aconteceu um dia de protesto contra a energia nuclear e as armas em Koenji, Tóquio, e em outras cidades do Japão e do mundo. Um anarquista japonês mandou um breve relato descrevendo a ação em Tóquio. Confira a seguir.

Sim, a manifestação em Koenji foi incrível, ficamos surpresos com o número de participantes, 15.000! Esta foi a maior marcha que aconteceu aqui no Japão há décadas.

E é importante notar que os manifestantes, em sua maioria, não estavam organizados em partidos políticos ou sindicatos, eram simplesmente indivíduos. Pude sentir o poder das massas pela primeira vez no Japão.

No Japão, como você sabe, o controle nas ruas feito pela polícia é muito forte e o nosso movimento não é tão grande. Daí, sempre temos que marchar em uma “linha” da rua [“para permitir que o tráfego passe”]. Mas nesta oportunidade as pessoas tomaram um lado inteiro pela primeira vez em trinta anos!

Não somente a polícia mas também nós, o/as organizadore/as, não conseguíamos controlar o movimento e a manifestação das pessoas. Foi uma Zona Anárquica (apoio mútuo) Temporária criada pelas pessoas. Esta foi a “manifestação”.

E também a arte gráfica presente neste protesto foi realmente muito bem feita e deu a ele uma forte presença visual, uma inspiração para todos nós!

Aqui estão os vídeos da manifestação em Tóquio:

http://www.youtube.com/user/410nonuke#p/a/u/1/MAU1kos_n9g

http://www.youtube.com/user/410nonuke#p/a/u/0/leafNnVWB24

E fotos aqui:

https://picasaweb.google.com/117565154512211766326/20110410?feat=flashalbum#

http://www.flickr.com/photos/workshop/sets/72157626348937185/

E as artes gráficas aqui:

http://410nonuke.tumblr.com/tagged/|%20graphic

Nova manifestação antinuclear

Haverá um segundo protesto antinuclear em 7 de maio no Japão. Mensagens de solidariedade internacional envie para 410nonuke[arroba]gmail.com.

Mais infos:

http://57nonukes.tumblr.com/

 

Tradução > Marcelo Yokoi