[Alemanha] Carros de luxo são incendiados em onda de ataques em Berlim

Doze automóveis foram danificados durante a madrugada desta quinta-feira (18) em Berlim na terceira noite de incêndios provocados em veículos estacionados na capital alemã, a maioria deles no bairro de classe alta de Charlottenburg.

Desde terça-feira, 47 carros foram queimados nas ruas de Berlim neste tipo de ações, cujas motivações estão sendo investigadas pelas autoridades alemãs.

A polícia alemã investiga um possível cenário político por trás dos atentados em série e oferece recompensa de cinco mil euros a quem ajudar a encontrar os responsáveis.

A maior parte dos carros danificados era de luxo e quase todos os casos ocorreram no distrito de Charlottenburg, um bairro residencial de classe alta ao oeste da capital alemã.

Segundo as autoridades alemãs, neste ano ocorreram mais de 300 casos de carros colocados em chamas em Berlim, sobretudo luxuosos, sendo 80 deles com características muito semelhantes, atribuídos a ativistas da esquerda radical.

Nas últimas semanas, os ataques recrudesceram, o que é relacionado aos recentes distúrbios de Londres e a proximidade das eleições regionais na cidade-estado de Berlim, programada para 18 de setembro.

O prefeito-governador de Berlim, o social-democrata Klaus Wowereit, fez um apelo aos cidadãos nesta quarta-feira para que observem qualquer movimento suspeito e denunciem imediatamente à polícia.

No bairro mais afetado, Charlottenburg, no oeste da cidade, as patrulhas noturnas foram reforçadas.

Os incêndios, no entanto, não se reduzem a essa área, já que também foram registrados, embora em menor proporção, no distrito vizinho de Tiergarten e em Lichtenberg, no extremo leste da cidade.

Fonte: agências de notícias internacionais