Comunicado do coletivo de luta contra o aeroporto de Notre-Dame-des-Landes.
O coletivo de luta contra o aeroporto de Notre-Dame-des-Landes apóia o/as ocupantes da ZAD (zona do projeto de aeroporto [em francês]), ameaçado/as de expulsão.
Muitas pessoas tiveram coragem de ocupar esses lugares [as ZAD’s] e de ali ficar, recusando toda lógica capitalista e querendo fazer desses lugares zonas de criação e de resistência(s) autônomas, afim de mostrar que um outro mundo é possível.
As expulsões se deram como resposta ao fato de que mais e mais indivíduos e de famílias não encontraram solução para morar sob preços decentes, e o Estado não propôs nada além de repressão e a precariedade à essa situação insustentável.
Eles lutam pela dignidade humana, toda pessoa tem direito à habitação.
No seio do coletivo, nós defenderemos as antigas fazendas e casarões abandonados das ameaças de demolição por estarem numa ZAD, sustentando os projetos de jardins e/ou hortas coletivas, afim que esse território viva por suas trocas locais, com sua vizinhança e sua autonomia. Esse é o único destino dessa zona arborizada e nós faremos tudo para defendê-la!
Na França, a cada 5 anos, um espaço francês desaparece sob o concreto. Em 25 anos, será o equivalente à uma Bretanha que será urbanizada!
Deixemos de lado essas lógicas de desenvolvimento das quais lucram apenas uma minoria da população, que ameaçam nosso meio ambiente e dirigem nossas vidas, deixemos de lado aqui e onde for!
Nós apelamos a todas as formas de resistência para fazer da ZAD uma Zona Auto-Determinada, onde cada um/uma poderá encontrar seu lugar sem ser dominado/a pelas lógicas do lucro!
Nós apelamos de todas as formas possíveis à internacionalização de todas as lutas contra o mundo capitalista e a uma convergência de seus objetivos.
Por uma ocupação massiva, campesina e autônoma da ZAD!
Resistamos aqui, agora, e em qualquer lugar onde seja necessário!
Coletivo de luta contra o aeroporto de Notre-Dame-des-Landes
Quarta-feira, 17 de agosto de 2011.
Mais infos: https://lutteaeroportnddl.wordpress.com/
Tradução > Tio TAZ
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!