[Rússia] Nacionalistas de Irkutsk suspeitos do assassinato de vários cidadãos estrangeiros vão a julgamento

Os “boneheads” (cabeças ocas), acusados de assassinato de estrangeiros na cidade russa de Irkutsk, serão levados a julgamento. O processo criminal que havia contra eles foi entregue ao Tribunal Municipal da cidade. De acordo com a instrução encarregada do caso, estes três jovens seriam responsáveis pelo brutal assassinato de duas pessoas, pelo menos. Os ataques ocorreram em setembro de 2009, em Sverdlovsky, na região Irkutsk. O magistrado determinou que, na noite dos assassinatos, Evgueni Panov, Iliá Skliánov, Andrey Saslavski e Vadim Dúdnikov atacaram um cidadão de Kirguiziya, na microregião Yubileyny. Este trabalhador estrangeiro regressava para casa depois de visitar os amigos. Os bandidos o esperaram no escuro e brutalmente o espancaram até a morte. Naquela noite, Panov e Skliánov mataram um cidadão do Uzbequistão na rua Griboyédov, segundo informou o procurador-geral de oblast de Irkutsk.

Os motivos para estes crimes são baseados no ódio racial e nacionalista. Os quatro culpados têm relações estreitas com grupos de “skinheads”. Três deles são acusados de “homicídio”, nos termos do artigo 105 do Código Penal da Federação Russa, e seu caso foi enviado para o Tribunal Municipal do oblast para exame. O caso de Vadim Dúdnikov será tratado de forma distinta devido a seu estado de saúde. Os acusados pertencem a grupos de “boneheads”, de acordo com o juiz encarregado pelos casos mais importantes no oblast de Irkutsk, Viayeslav Ponomarchuk. Lembramos aos leitores que nestes assassinatos participou o grupo de Evgueni Panov, um jovem alcoólatra, por sua vez dedicado às bebidas alcoólicas e ao vandalismo e assassinato em nome da raça branca.

Em janeiro de 2011 também foi anunciado que o Tribunal Regional de Kirov, da cidade de Irkutsk, determinou a sentença no caso de um grupo de nazistas-skinheads. No banco dos réus havia cinco jovens: Evgueni Panov, Antón Kostin, Sergey Titkov, Semión Andreyev e Maxim Kliava. Foram acusados de dois ataques contra algumas pessoas de bicicletas, que tomaram como antifascistas.

Ambos os ataques ocorreram no mesmo dia, em 22 de maio de 2009; quatro pessoas foram afetadas. Os jovens foram julgados segundo o artigo 213 do Código Penal da Federação Russa (vandalismo por ódio ideológico), e o artigo 112 do CP (ataques físicos por motivos de ódio ideológico).

Os cinco jovens foram declarados culpados. Panov também é um dos acusados no ataque ao acampamento ambientalista em Angarsk e pelo ataque a uma pessoa de origem azerbaijana. Por estes dois crimes Panov foi condenado a dois anos e meio de prisão. Os outros foram condenados à liberdade condicional de até dois anos e meio.

Logo os amigos de Panov irão fazer-lhe companhia. Por enquanto permanece livre apenas um dos neonazis ativos que organizou os ataques ao acampamento ecologista de Angarsk, Denís Platónov. Este, sendo estudante da Universidade Estadual de Irkutsk, fez carreira paralelamente em atividades de vandalismo nacionalista na cidade. Após proferirem as sentenças contra Panov e seus amigos, a cidade de Irkutsk poderá finalmente descansar. A pergunta é por quanto tempo…

Sobkor