[França] Notre-Dame-des-Landes: A respeito da explosão de dois equipamentos de construção em Sautron

Dia 31 de julho, oeste francês: palco de um ataque a um canteiro da Vinci [empresa francesa líder mundial na prestação de serviços nas áreas da Construção Civil e Obras Públicas] em Sautron, um subúrbio nantês (vários equipamentos danificados…), ataque que não teve reivindicação de autoria até o momento.

Que o/as autore/as decidam mostrar os motivos sobre suas escolhas em pôr garrafas de gás e de gasolina num depósito de materiais ou de deixar esse (belo) gesto falar ele mesmo não importa tanto quanto o próprio fato.

Esse texto não é um comunicado de reivindicação, ele não pretende partilhar mais que a sensibilidade que essas leitoras entusiasmadas encontraram nessa sabotagem.

Na ausência de texto “explicativo”, nós consideramos o ataque a esse canteiro que se situa a uma dezena de quilômetros da ZAD (zona do projeto de aeroporto) como uma contribuição à luta em curso contra o aeroporto e seu mundo. E nos parece importante que a ausência de outros textos torna ainda mais palpável que o objetivo de “fazer comer poeira” à Vinci e a este projeto se traduz por uma série de ações. Que essas ações tomem a forma que parece pertinente aos diferentes grupos ou indivíduos que se sentem próximos/solidários/participantes dessa luta, e principalmente em forma de ações anônimas. Sobre Vinci, como foi esse o caso, mas também sobre as numerosas empresas que são acessíveis na nossa vizinhança cotidiana. Que esses ataques, além do fato de fazê-los perder dinheiro, permitam também fazer bem visível que essas empresas também participam desse projeto e visibilizar o fato que os trabalhos desse aeroporto já começaram.

Nós somos e continuaremos solidários aos atos, como aos indivíduos que serão perseguidos por esses atos

Que se desencadeie nossa cólera e nossa criatividade! Façam eles comerem suas retroescavadeiras…

Indy Nantes, sábado, 13 de agosto de 2011

Equipamentos de construção destruídos em Sautron – Nantes

By mídia corporativa

Mais equipamentos de construção foram destruídos pelo fogo durante a noite de sábado para domingo, próximo às 3 horas da manhã, no canteiro do setor conhecido como “a Carroceria”, na rua da Bretanha à Sautron. O fogo foi ateado primeiramente à uma empilhadeira, e se espalhou logo para uma pá, danificando no caminho um sistema de comando de um guindaste. Um residente das imediações chamou os bombeiros à tempo, e o quartel d’Orvault controlou rapidamente o incêndio. Não houve vítima.

Pelo parque de construção, o caráter de incêndio criminoso não deixa dúvidas. Uma investigação foi aberta e confiada à polícia de Sautron, apoiada pelas unidades de busca da polícia de Nantes. A vizinhança foi vasculhada ontem, e diferentes inquéritos serão feitos e analisados.

O canteiro “a Carroceria” se iniciou em dezembro de 2010, e a primeira pedra foi colocada em 28 de junho passado. O projeto do lugar prevê principalmente a criação duma estrutura intergerencial Ehpad (Alojamento de idosos dependentes). Uma creche de 40 lugares e 15 habitações sociais são igualmente parte do projeto imobiliário. Tal edifício em construção, não entanto, não foi afetado pelas chamas.