[França] A caravana da primária do Partido Socialista foi atacada em Nantes: seis presos

O caminhão da caravana da primária do Partido Socialista foi atacado no centro de Nantes, na manhã do dia 22 de agosto, por opositores do projeto de construção do aeroporto de Notre-Dame-des-Landes.

Um grupo de trinta pessoas encapuzadas se pôs a destruir a caravana: eles picharam, furaram os pneus, arrancaram partes da carroceria“, relatou à imprensa local Juliette Perchepied, coordenadora da caravana. “Eles também chegaram a jogar estrume no interior da cabine do motorista e procuraram voltar à caravana“, acrescentou. “Os slogans marcados são anti-aeroporto e eles nos disseram que não querem que o tal projeto seja construído“.

Seis suspeitos de entre 24 à 35 anos foram interrogados e colocados sob custódia. As seis pessoas – um francês, um alemão, um estadunidense, um australiano e dois britânicos – “se declararam claramente como opositores ao projeto do aeroporto“.

O PS condena

Benoît Hamon, porta-voz do PS, condenou o ato, e disse na conferência de imprensa semanal do partido que “a queixa será arquivada“. Em um comunicado comum, Harlem Désir, primeiro secretário do PS interino e Laurianne Deniaud, presidente dos Jovens Socialista da mesma forma “condenou nos mais veementes termos a odiosa agressão que visavam os jovens socialistas militantes na caravana das primárias. A partir de hoje os militantes socialistas vão voltar à campo para encorajar os cidadãos à vir participar das primárias cidadãs“.

O presidente de Nantes Metropole, M. Auxiette, e o vice-prefeito de Nantes, Jean-Marc Ayrault (PS) igualmente condenaram o ataque: “uma vez mais, uma ala extremista daqueles que são anti-aeroporto recorreu a métodos que não teriam lugar numa sociedade democrática, desacreditando assim um pouco mais seu movimento“, indicaram num comunicado.

A ação se radicaliza

EELV [Verdes] igualmente, pela imprensa local, condenou com veemência o ataque, sublinhando que sua oposição ao projeto do aeroporto se inscreve unicamente num contexto democrático e pacífico. “Nossas ações excluem totalmente os atos de vandalismo frente aos bens, as agressões frente às pessoas“, lembra o partido. “Essas atitudes, realizadas por uma minoria, descreditam totalmente o justo combate dos e das que lutaram sem parar durante anos contra esse projeto” e essas ações “rendem serviço aos promotores do projeto“, estima EELV, lembrando que seu próprio escritório regional foi vandalizado.

A caravana da primária do PS estava no Champs-Elysées, em Paris, em 14 de julho e terminou seu percurso na La Rochelle, em 25 de agosto, para a universidade de verão do partido. O ataque veio como oposição ao futuro aeroporto, o qual a concessão foi confiada ao grupo BTP Vinci. As ações se radicalizam há várias semanas. Quatro pessoas foram presas em 27 de julho no atual aeroporto nantês durante uma manifestação, onde três opositores do projeto e cinco policiais foram feridos.

Tradução > Tio TAZ