[EUA] A ocupação

por Mumia Abu-Jamal

No Parque Zucotti, ao sul de Manhattan (batizado “Praça da Liberdade” pelos manifestantes), a distribuição de milhares de atores cresce em uma rebelião contra a deslealdade dos bancos, a ganância implacável de Wall Street, o flagelo do desemprego e o servilismo rastejante da classe política – tanto do partido republicano quanto do democrata – ante seus senhores endinheirados.

Em suma, o foco do protesto é o capitalismo – a ganância em larga escala, especialmente desde o tropeço econômico de 2008.

Iniciada principalmente por jovens desempregados, a ocupação tem atraído a presença e apoio de funcionários públicos, estudantes, professores, da juventude urbana, e de um bom número de pessoas com cabelos grisalhos.

O descontentamento social é tão generalizado que se extende como um rastilho de pólvora. Primeiro Wall Street, e, alguns dias depois, Boston, Baltimore, Filadélfia, Los Angeles, e outros mais.

As manifestações surgem como cogumelos depois de uma tempestade, em protesto contra o capitalismo de compadrio apoiado por profissionais vendidos chamados políticos.

Eles caem em Wall Street como vampiros em um banco de sangue para sugar a vida de um movimento que possa ameaçar seu monopólio de poder. O único interesse que os políticos têm neste movimento é explorá-lo e enfraquecê-lo enquanto continuam a servir os mestres os quais se opõem os manifestantes.

Os políticos que estão realmente contra o poder financeiro de Wall Street podem ser contados nos dedos de uma só mão, e sobram alguns dedos ainda.

O abolicionista John Brown, talvez o mais importante revolucionário branco na história dos Estados Unidos, tinha pouco respeito aos políticos. Ele disse à sua família: “Nunca foi possível confiar em um político profissional porque mesmo que tenha tido uma vez convicções, sempre estaria disposto a vender seus princípios por benefício próprio”.

Pensem sobre isso. Agora pensem em cada político que conhecem. Me entendem?

O que estamos vendo é o poder popular, impulsionado em parte pelos massivos protestos no Cairo e em Wisconsin. Outros fatores detonantes são a injustiça da execução de Troy Davis, a agressão contra vários manifestantes pela polícia de Nova York, a repressão contra os pobres e a classe trabalhadora pela classe política e o descontentamento com os longos anos desperdiçados em guerras injustificáveis contra outros países.

Surge o poder do povo.

Que siga sendo seu.

Do corredor da morte, sou Mumia Abu-Jamal.

[Fontes: DuBois, W. E. B., John Brown: A Biography. (Armonk,NY/London:M. E. Sharpe, 1997  p.83.; Wells, Robert, Passing Through to the Territory (Novela histórica que mostra a vida e tempos de  Huck Finn, Jim– e John Brown!, no prelo, ca. 2011-12, p.224 ms.)]

Sexta-feira, 7 de outubro de 2011

agência de notícias anarquistas-ana

Onde estão os sonhos
nesta madrugada fria?
Chuva nos telhados.
Rogério Togashi