Por volta das 10h30 da última quinta-feira (20 de outubro), durante o segundo dia da greve geral na Grécia contra as medidas de austeridade, cerca de 50 anarquistas encapuzados invadiram e expropriaram um supermercado na cidade de Patras. O grupo expropriou uma grande quantidade de alimentos, o máximo que puderam carregar. Em seguida, perto do local expropriado, todos os gêneros alimentícios foram distribuídos num mercado popular a céu aberto, principalmente a imigrantes e desempregados. Um comunicado distribuído durante a ação direta, diz:
“…Não somos o “Robin Hood” ou algumas pessoas que já têm os seus problemas resolvidos e fazem a revolução, como costumam dizer os papagaios dos grandes meios de comunicação. Não estamos realizando esta ação porque somos os “salvadores da pátria”, e nem queremos ser os “salvadores da pátria”, de nada e de ninguém. Fazemos parte das pessoas que entendem que a perspectivas de vida passam somente pela luta. Somos alguns dos que vivem próximo de vocês e que hoje resolvemos mostrar uma das maneiras de romper o ciclo de miséria e recuperar o nosso tempo e as nossas vidas. Consideramos estes gestos como ações que tomam lugar aqui e agora, com a mente e o coração apontados para um mundo de igualdade, de solidariedade e de ajuda mútua. Para um mundo de liberdade individual e coletiva”.
agência de notícias anarquistas-ana
A flama brilha
Silêncio da noite
Fascínio da mariposa
CassMarie
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…