[México] Os curto-circuitos inexplicáveis da imprensa mexicana

[A Célula Insurrecional Mariano Sanchez Añon (CI-MSA), fração da Federação Anarquista Informal do México (FAI-M) reivindicou ataques incendiários a caminhões blindados na cidade de León (Guanajuato) e no Distrito Federal. A seguir, os relatos da imprensa mexicana.]

Cinco caminhões blindados incendiados em León, Guanajuato

Nas primeiras horas de quinta-feira, 13 de outubro, cinco caminhões blindados da empresa de transporte de valores “Panamericano” se incendiaram e viraram resíduos.

Não houve pessoas feridas. Autoridades disseram que se tratou de um curto-circuito, embora se saiba já que foi um atentado por anarquistas. O fogo começou às 3 da manhã na quinta-feira. A empresa está localizada na rua San Francisco da colônia La Martinica. Até o momento não se sabe de quanto é o prejuízo econômico que a empresa teve, mas se fala em vários milhões, pois cada carro blindado é muito caro. Além disso, houve também danos ao telhado da estrutura do armazém onde os caminhões de valores estavam estacionados. Entrou em colapso. O pessoal da Proteção Civil também teve que evacuar os trabalhadores de uma empresa de correio que está em um lado da propriedade dos serviços de valores.

O pessoal da empresa considerou provável que tenha sido queimado dinheiro ou títulos, mas nem o Panamericano nem as autoridades confirmaram essa versão.

Tampouco foi confirmada outra versão que fala de disparos de arma de fogo durante o incêndio, que são atribuídos ao estouro de balas de armas depositadas nos caminhões destruídos. Quando se tentou uma entrevista com pessoa autorizada da dita empresa, a resposta foi curta: “Não há nada e não há ninguém que informará qualquer coisa”.

Caminhão de valores incendiado no DF

Três e meio milhões de pesos se calcinaram ontem (5 de novembro), após o incêndio de um caminhão de valores na Avenida José María Castorena, colônia Jesús del Monte, na delegação Cuajimalpa.

A delegação Cuajimalpa informou que o incidente foi provocado. Diante disso, as autoridades realizam a perícia correspondente para determinar se o fogo em que queimou vários milhões de pesos foi provocado ou foi um acidente.

Mais tarde, a Procuradoria Descentralizada desmentiu a informação; revelou que o incêndio originou-se por um curto-circuito na área do motor.

No entanto, não foi a única contradição – a Secretaria de Segurança Pública, chefiada por Manuel Mondragón y Kalb, indicou que os diretores da empresa Grumer informaram que a unidade transportava um milhão e 500 mil pesos, e não o 3.5 que relatou a PGJDF.

agência de notícias anarquistas-ana

Calor de 40 graus.
Saudosa cachoeira ,
infância dentro de mim…
Leo San