[França] Cinco estátuas vandalizadas nos Landes

As virgens e os Cristos pichados de vermelho. Os atos de vandalismo se multiplicam já há 15 dias

Nenhum suspeito foi até agora interrogado nessa investigação confiada ao promotor de Dax pela Polícia da cidade. E nenhuma pista foi privilegiada até então.

Os prefeitos e guardas rurais landenses estão em estado de alerta, ao ponto das patrulhas de policiais serem reforçadas perto dos lugares de culto. Apoiando, o bispo pediu que os sacerdotes façam boletins de ocorrência quando constatarem degradações.

“Tudo isso é extremamente desolador, chocante, preocupante. É vandalismo gratuito”, se insurge Bernard Hayet, o vigário geral da diocese de Dax. “Eu não digo nem a palavra profanação. Para profanar, devemos apontar alguém, e até hoje, eu não recebi nenhuma reivindicação anti-católica”. Para ele, “é obra de alguém que não está bem da cabeça”.

A primeira degradação foi cometida em 10 de novembro na igreja de Pontonx numa estátua da aparição da Virgem a Bernardette Soubirous, que foi coberta de tinta branca, de cima a baixo. Depois, em Saugnac-et-Cambran, o rosto de uma Virgem, situada em um trevo, foi também coberta de tinta vermelha e em Buglose, berço de Saint-Vicent de Paul, o rosto da Virgem foi pintado de preto. Quatro dias mais tarde, as colunas do quiosque que abrigam as estátuas foram pichadas de vermelho e os braços do Cristo foram seccionados. O último ato foi cometido quarta-feira, quando o Cristo da igreja de Rion-des-Landes foi maculado por tinta vermelha.

“Devemos manter a calma” estima o procurador de Dax, Frédérique Loubet Porterie. “Contudo, são fatos extremamente graves como atentado à ordem pública e ao respeito à religião”. “A lei punirá com sete anos de prisão e 100.000 euros de multa, por degradação a um bem público exposto em um lugar de culto”, afirma o promotor.

Fonte: agências de notícias internacionais

Tradução > Tio TAZ

agência de notícias anarquistas-ana

Capela em ruínas.
As aranhas tecem véus.
Cobrindo o silêncio.
José N. Reis