O espaço Da Barbuda, na Mouraria (Lisboa), acolheu no passado dia 2 de dezembro uma conversa com membros do coletivo Occupied London, da Inglaterra, que contou com uma grande afluência de interessados em discutir o tema proposto “sobre a Grécia e não só”.
A conversa tinha como propósito a apresentação do livro, recentemente editado pelo coletivo Occupied London em conjunto com a editora anarquista AK Press, “Revolt and Crisis in Greece: Between a Present Yet to Pass and a Future Still to Come”, uma compilação de textos de análise crítica sobre diferentes questões relacionadas com a história de uma Grécia rebelde, focando-se principalmente na revolta de Dezembro 2008 e na crise que lhe seguiu. E foi esse o ponto de partida para uma conversa em que se tentou analisar de uma forma coerente o que têm sido os movimentos de contestação na Grécia, a envolvência do movimento anarquista grego, o auge da sua contestação e a fase crítica pela qual passa hoje em dia. E foi principalmente essa a questão debatida entre os participantes, que futuro para um movimento que parece ter esgotado já todos os seus limites sem ter conseguido dar uma resposta de acordo com aquilo que seriam a ilusões e os sonhos gerados após a revolta de Dezembro de 2008. Foi também esta questão que levou à discussão sobre futuras formas de coordenação para criação de redes de contra-informação e análise crítica em relação aquilo que serão as exigências de futuro dos movimentos radicais e antagonistas.
A conversa decorreu de forma animada com a participação de vários intervenientes, tendo terminado com a promessa de uma reunião de esforços no que toca a um futuro projeto comum internacionalista.
Texto de apresentação do coletivo Occupied London:
“O Occupied London é um coletivo anarquista que tem feito a cobertura no terreno sobre a situação da Grécia, desde a revolta de 2008 até à crise atual. Para além das atualizações que faz no seu blog (occupiedlondon.org/blog), o coletivo publicou também um livro visando a história das lutas correntes, as suas possibilidades e o seu futuro (revoltcrisis.org). Alguns dos membros do Occupied London têm viajado pelos Estados Unidos e pela Europa, explorando possíveis caminhos para uma contra-informação e co-operação entre as pessoas que se encontram a resistir aos planos de austeridade um pouco por todo o mundo. Durante a nossa visita a Lisboa, queremos criar laços com o movimento antagonista em Portugal, informar os nossos companheiros das lutas na Grécia e no Reino Unido e explorar a possibilidade de criar um novo nó de contra-informação que fizesse a cobertura da resistência de base à austeridade em Portugal.”
PM
agência de notícias anarquistas-ana
As árvores da infância,
antes pequenas,
confrontam o céu.
Thomaz de Souza
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!