Acontece nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2012 a 6ª edição da Feira do Livro Libertário, no Espaço de Animação dos Blancs-Manteaux, em Paris. Milhares de pessoas são esperadas para o evento.
Ler é refletir, é sentir prazer… é, à partida, desobedecer.
Desde o início dos anos noventa, que têm vindo a surgir dezenas e dezenas de editoras e revistas que se assumem como portadoras do “espírito libertário”. Estas estruturas, na sua maioria sem empregados, disponibilizam, atualmente, várias centenas de títulos, a partir das brochuras de apresentação com várias centenas de páginas. Os tópicos incluem todos os grandes clássicos do anarquismo e da história dos libertários, assim como sobre temas atuais.
Hoje, a edição libertária já não se encontra confinada aos poucos lugares especializados, livrarias de bairro ou as grandes superfícies, muitas vezes encontram-se fornecidas de propostas da órbita “Vermelha&Negra”.
A edição de 2012? Novidades!!!
Na linha das duas edições anteriores, a feira estará situada no centro do Marais, em Paris, no Espaço de Animação dos Blancs-Manteaux. Com mais de oitenta expositores (vindos de toda a França), esperamos que, pelo menos, com tantos editores e autores como nos anos anteriores (na verdade, fomos obrigados a recusar, devido à falta de espaço mais de vinte pedidos). Com propostas de: livros, jornais, poesia, HQ, estudos históricos, ensaios, zines, CDs, DVDs, livros infantis, etc.
Neste ano, a feira terá o seu início em 11 de maio, sexta-feira, às 14h. Além disso, convidamos os nossos companheiros libertários da Suíça – dos cantões que falam francês, dos que falam alemão e dos que falam italiano – para apresentarem a sua produção editorial.
Será também uma oportunidade para descobrir o programa da “Conferência Internacional Anarquista de St. Imier”, a ser realizada em agosto de 2012, no cantão suíço do Jura.
Outra novidade, a criação de um espaço: livros novos a preços antigos. Quinze editoras já contribuíram para este espaço, oferecendo livros (novos) com preços entre 1 e 5 Euros.
Depois das 20h (ao longo dos 3 dias) estão previstos: “Ideias errôneas sobre o anarquismo”; “A Alternativa Anarquista em Atos”; “A Educação”; “Desobedecer, indignar-se ou revoltar-se?”; “Decrescimento e partilha dos recursos”; “Futuro das mídia livres”; etc.
Uma segunda sala será destinada aos encontros: “Um Livro, um autor ou autora!” A todos 45 minutos, para um autor ou autora apresentar a sua mais recente obra.
Todos os dias, projeções de documentários, curtas-metragens, etc.
No programa: “Victor Serge, A Guerra Civil Espanhola”, e no sábado um dia consagrado ao Cinema de autor ou autora & cinema alternativo.
Outras atividades estão previstas: “Diaporama anticlerical”, “Árvores de palavras”, “Scooter de decrescimento”, um mural especialmente concebido no local pelos desenhistas do jornal Le Monde Libertaire, cartoonistas, etc.
Finalmente, a Radio Libertaire terá um estúdio no local. Nesta ocasião, ela alterará os seus programas para garantir um máximo de interação com os editore/as, autores/as e visitantes… Ela convida as suas congêneres de Paris e de fora a animar e difundir diretamente após o conjunto de emissões ao vivo. Está previsto um estúdio ao vivo para esta finalidade.
Entrada a preço livre e refeições ligeiras.
Organização:
Le Monde Libertaire e Radio Libertaire
145 rue Amelot 75011 – Paris
Tel: 01 48 05 34 08
E-mail: salon-livre-libertaire@sfr.fr
Mais infos: http://salonlivrelibertaire.cybertaria.org/
Tradução > Liberdade à Solta
agência de notícias anarquistas-ana
o remo perfura
a superfície do lago
o barco desliza
Paladino
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!