Por volta das 15h desta quarta-feira, 9 de maio, os esquadrões da tropa de choque da Polícia grega realizaram pela enésima vez uma operação vassoura contra imigrantes vendedores ambulantes perto da Universidade de Estudos Econômicos e Empresariais no centro de Atenas. Desta vez, as forças repressivas contavam com algumas forças de choque compostas por indivíduos à paisana, fascistas e outros sujeitos e escórias paraestatais (veja o vídeo).
http://www.youtube.com/watch?v=5hQIEtuEovQ
Os fascistas, respaldados por seus comparsas policiais, armados com barras de metal, porretes, pedras e outros objetos, atacaram os imigrantes e os solidários que foram para o local da operação conjunta da polícia e fascistas. Nas fotos se vê claramente os policiais (indicados por setas), juntamente com os fascistas e paraestatais armados na primeira linha (indicados em círculos), realizando suas tarefas em comum.
Durante esta operação, a tropa de choque, que se caracteriza pela sua… inteligência, prendeu um professor hindu, passando-o por um vendedor ambulante. O professor foi levado para a delegacia local, onde foi posto em liberdade com a intervenção de um professor grego. No entanto, os senhores professores não mostram a mesma sensibilidade cada vez que a Polícia prende imigrantes, que continuam sendo maltratados nas delegacias, ou quando o governo anuncia a criação de campos de reclusão para imigrantes.
Assinalamos que a cooperação entre fascistas e policiais é comum e muito frequente nas manifestações e enfrentamentos de rua. Desta vez, dois dias após a entrada no Parlamento do partido fascista Jrisi Avgi (Aurora Dourada), esta cooperação conjunta já ocorre abertamente em pleno centro de Atenas.
Nos últimos meses, o Regime está desencadeando uma tremenda ofensiva contra os imigrantes que vivem na Grécia (invasões, ataques, operações vassoura, legislação que criminaliza o aluguel de apartamentos para imigrantes sem documentos, criação de campos de reclusão e concentração para imigrantes, deportações em massa), visando apresentar os imigrantes como “uma ameaça para a ordem e à saúde pública” e a imigração como “o problema mais grave” de um país que está sofrendo de desemprego, pobreza, indignação, repressão, por causa da ofensiva do Estado e do Capital contra os oprimidos. No mesmo contexto, os meios de desinformação estão preparando o terreno, fazendo uma verdadeira lavagem cerebral, promovendo direta ou indiretamente, as ideias nacionalistas-fascistas. Um dos resultados dessa propaganda foi à ativação dos reflexos fóbicos de uma parte da população, que tem mostrado tolerância a tais brutalidades e votado nos neonazistas na última eleição geral.
agência de notícias anarquistas-ana
No meio da noite,
desperto, descasco uma pera,
falando sozinho.
Katô Shûson
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!