Um monumento a presos socialistas e anarquistas foi inaugurada em 7 de agosto de 2013 no Beco da Memória, que é um espaço memorial no local do antigo mosteiro e cemitério do campo de concentração (Região de Arkhangelsk, Ilha Bolshoi Solovetsky, Aldeia Solovetsky, Rua Pavel Florensky). O ex-mosteiro nas Ilhas Solovestsky, ao sul do círculo ártico no Mar Branco foi utilizado como prisão pelo regime bolchevique.
Os monumentos foram instalados pelos participantes nos “Dias de Memória Anual” de Solovki, representando São Petersburgo e as Sociedades Memorial Ryazan, Memorial de Investigação Científica e do programa do Centro de Educação de “participantes socialistas e anarquistas na resistência ao regime bolchevique”, e do grupo da Associação de São Petersburgo de Movimentos Anarquistas (ADA).
A laje de granito foi produzida em São Petersburgo, e levada para as Ilhas Solovetsky por uma delegação. Uma pedra que serve de base para o monumento foi feita em Solovki. A inscrição diz:
“À memória de presos socialistas e anarquistas dos sketes políticos Solovki de Savvatyevo, Muksalma, Anzer”.
Um segundo monumento foi inaugurado no Savvatyevo Skete (localizado a cerca de 10 km ao noroeste do Kremlin de Solovki) em 8 de agosto de 2013. Foi produzido em São Petersburgo, de granito e diabásio. A inscrição diz:
“Aqui, no Skete político Savvatyevsky, em 19 de dezembro de 1923, durante uma manifestação de protesto, socialistas presos foram mortos pelas balas dos guardas.
Natalya Bauer, 32 anos
Gavriil Bilima-Postrenakov, 26 anos
Meyer Gorelik, 26 anos
Yelizaveta Kotova, 23 anos
Georgiy Kachorovsky, 27 anos
Vsevolod Popov, 27 anos
Eles lutaram pela liberdade do povo, para a honra e dignidade do indivíduo”.
Estes são os primeiros monumentos da Rússia para os socialistas e anarquistas que lutaram contra o regime bolchevique.
A mensagem da Associação dos Movimentos Anarquistas:
Este ano é o 90º aniversário da transferência de presos políticos anarquistas para Solovki. Os membros da Associação dos Movimentos Anarquistas (ADA), com o melhor de suas habilidades, ajudou na instalação de duas placas comemorativas. Uma delas foi instalada na aldeia, no Beco da Memória, e é dedicada aos presos socialistas e anarquistas em Solovki. A outra foi instalada em Savvatyevo, onde os anarquistas foram realmente mantidos, e é dedicada a socialistas-revolucionários, que foram mortos a tiros pelos guardas em 19 de dezembro de 1923 (um dos feridos era um anarquista)”.
Algumas fotos dos memoriais:
http://www.flickr.com/photos/77893993@N05/sets/72157635018211463/
Tradução > Caróu
agência de notícias anarquistas-ana
zunem as moscas—
em baixo da mangueira
frutos maduros
Nete Brito
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!