Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2013 / Setembro / 18 / Manifestantes saem às ruas da Turquia em protesto contra a morte de um jovem ativista

Manifestantes saem às ruas da Turquia em protesto contra a morte de um jovem ativista

By A.N.A. on 18 de Setembro de 2013

1186852_608943139128667_1350451583_n

Nesta terça-feira (10), manifestações antigovernamentais eclodiram na Turquia com renovado vigor, após a morte, na véspera, do jovem Ahmet Atakan no sul do país. Os protestos foram realizados em pelo menos 26 cidades turcas e contaram com a participação de dezenas de milhares de pessoas. Também ocorreram protestos em nove embaixadas turcas no estrangeiro.

Em Istambul, as manifestações terminaram em duros confrontos entre os manifestantes e a polícia. Os ativistas ergueram barricadas e jogaram pedras e outros objetos contra os policiais, que recorreram ao uso de gás lacrimogêneo, balas de borracha e canhões de água, ferindo e detendo várias pessoas.

A razão da nova onda de protestos foi a morte do ativista Ahmet Atakan, de 22 anos de idade, que faleceu dia 10 de setembro de uma lesão cerebral grave. O jovem foi atingido na cabeça por uma bomba de gás lacrimogêneo atirada pela polícia. Ele fazia parte de um grupo de manifestantes que se reuniram na cidade de Antakya para prestar uma homenagem a uma das vítimas dos protestos contra o governo, em junho passado.

Imagens dos protestos:

https://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=1489783

agência de notícias anarquistas-ana

Gotas ao chão
Tudo escurece
Solidão

Silvia Avila

Compartilhe:

Posted in Movimentos Políticos & Sociais, Mundo, Repressão | Tagged Istambul, Turquia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários