[Espanha] “Jornadas Livre Pensamento” chega a sua sexta edição

portadatierraylibertad

[Nos próximos dias 18, 19, 20 e 21 de setembro acontecerá a sexta edição da tradicional “Jornadas Livre Pensamento”, o evento será organizado pelo Grupo Anarquista Volia, na Livraria Enclave de Libros, em Madri.]

Apresentação:

Durante o ano que passou, desde a edição passada das Jornadas, a perda de conquistas sociais e trabalhistas continua em progressão exponencial, e parece que não terá solução de continuidade enquanto a passividade e permissividade da classe trabalhadora e da sociedade em geral assim o permitir à arrogante classe dirigente, ajoelhada às diretrizes do grande capital.

Em nossa opinião, os que pensam que a solução está em uma troca de governo derivado de umas eleições, continuam no erro que nos tem levado a situação atual: a ficção democrática. Os fatos demonstram que a uma sociedade sem classes nem privilégios, não se chega através do Estado. Supondo que a chamada esquerda, o socialismo não lhes soem arcaico e se tenham acomodado em um amansador Estado do bem estar que divide migalhas de privilégios para fomentar a desunião e romper os interesses coletivos. Nos parece mais adequado deslegitimar o processo parlamentar não participando em nenhum tipo de eleição e optando por outras vias.

No âmbito religioso, a Igreja tem um novo representante, segundo parece, um homem de Estado mais moderno, conciliador, tolerante, próximo da juventude… e jesuíta! No Rio de Janeiro levou a cabo as JMJ [Jornada Mundial da Juventude].

Outro aspecto que assinalamos é a matéria religião, não é nenhum tema banal. Através dela querem fazer mentes submissas, acríticas, facilmente dirigíveis na direção que indique o verdadeiro e único poder, o terreno.

Este ano vamos tratar temas que fujam ao aspecto exclusivamente religioso, um deles é o dedicado ao periódico Tierra y Libertad (Terra e Liberdade), publicação anarquista da FAI [Federação Anarquista Ibérica] e que em julho deste ano chegou ao número 300, nesta nova etapa valendo-se dos meios próprios que é capaz de gerar.

O outro tema a tratar, não especificamente religioso, é o urbanismo. Um aspecto muito importante da vida social e individual que influi de maneira decisiva

Os temas

O passado mês de julho, Terra e Liberdade publicou seu nº 300, desta nova época. O decano da imprensa anarquista tem 36 anos, com alguma interrupção, publicando artigos sobre os temas mais diversos sob o ponto de vista ácrata.

Cabe destacar, e quanto a questão religiosa e anticlerical, se refere, em todos os seus números, salvo alguma exceção, publica um artigo sobre este tema, o que a converte na única publicação deste país que realiza este tratamento.

Também não podemos deixar de nos referir à monografia do passado mês de agosto, dedicado a Teoria, práxis e heterodoxia em Marx.

As duas palestras centrais estão dedicadas à questão religiosa. Na primeira delas Luis Vega nos falará sobre o Estado do Vaticano, sua estrutura, organização, eleição dos papas e expressamente de Francisco I, este novo papa tão simpático, tão jesuíta.

Na última lei de ensino, que avança até a ignorância, as mentes dóceis e acríticas, se concede à religião caráter de matéria, quando na realidade é catequese. Enquanto se reduz o pressuposto em todo o científico, o pressuposto em crenças segue aumentando, curioso? Por que Religião não pode ser uma matéria é o tema que abordará Ana Sigüenza neste terceiro dia.

Encerraremos as jornadas com um tema que, em geral, é tratado como menor, sem conceder-lhe a importância que tem nas relações interpessoais e no desenvolvimento do próprio indivíduo e da sociedade.

O Urbanismo e governabilidade: centro e periferia, Mario Domínguez tratará dos aspectos que vem a formar parte do continuo da dominação em termos de desenho urbanístico: desde a tirania do automóvel na periferia até os processos de gentrificação no centro urbano.

Esperamos que os temas a tratar, resultem interessantes e contemos com vossa estimada participação no debate posterior à exposição.

Programa da “VI Jornadas Livre Pensamento”:

• Quarta-feira, 18: “300 números do periódico Terra e Liberdade, 36 anos difundindo o anarquismo”, por Grupo Anarquista Albatros (FAI).

• Quinta-feira, 19: “O Vaticano no século XXI. O Papa Francisco I”, por Luis Vega (AMAL).

• Sexta-feira, 20: “Porque religião não pode ser uma matéria”, por Ana Sigüenza.

• Sábado, 21: “Urbanismo e modernidade: centro e periferia”, por Mario Domínguez.

Mais infos:
http://www.jornadaslibrepensamientovoliafai.blogspot.com.br/

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

o gato todo discreto
usa sua patinha
e enterra seu dejeto

 André Francisco Gil