Pavlos Fyssas, um anticapitalista e antifascista de 34 anos e artista de hip hop conhecido como “Killah P” foi assassinado na madrugada desta quarta-feira (18 de setembro) por um grupo de neonazistas do partido Aurora Dourada, em Keratsini, bairro de Piraeus, Atenas.
O pai de Pavlos disse que “os amigos de Pavlos fizeram um comentário contra o Aurora Dourada em um café onde eles estavam assistindo a um jogo de futebol. Em seguida, alguém de uma mesa próxima ouviu-os e fez um telefonema. Então neonazistas do Aurora Dourada chegaram ao local quase ao mesmo tempo que um grupo de policiais motorizados (DIAS). Pavlos tentou sair do local com seus amigos, mas foi emboscado por um outro grupo de neonazistas e rodeado por eles. Na sequência, um outro membro do Aurora Dourada que dirigia um carro parou, desceu e o esfaqueou até a morte, enquanto os agentes policiais da DIAS não interviram. Uma garota ainda pediu-lhes para ajudá-lo mas não fizeram nada. Só mais tarde que prenderam o suspeito“.
De acordo com declarações de uma testemunha: “Por volta da meia-noite um grupo de 15-20 fascistas, vestidos com camisas e calças pretas e botas militares, apareceu na rua P. Tsaldari. Durante esse tempo, “Killah P” caminhava com sua namorada e mais um casal quando eles foram descobertos pelos fascistas ao grito de “O que você está fazendo aqui? Você sabe que não há lugar para você neste bairro”. Os fascistas perseguiram os dois casais pela rua P. Tsaldari até a avenida Gr. Lampraki, onde apareceram cerca de 10 fascistas que cercaram os rapazes. Nesse momento passou um carro e parou na frente do grupo, o motorista saiu do carro e apunhalou com uma faca “Killah P” no coração e no abdômen. A ambulância levou 35 minutos para chegar ao local e “Killah P” foi declarado morto no Hospital Geral de Nikaia.
O nome do assassino é Georgios Roupakias (Γεώργιος Ρουπακιάς) e é descrito como um conhecido membro de extrema-direita de Pireus, do partido Aurora Dourada.
A notícia da morte de “Killah P” juntou duas centenas de antifascistas junto ao local do crime durante a madrugada e já decorrem em vários pontos da Grécia mobilizações antifascistas para protestar contra mais esta ação neonazista. Está marcada para as 18 horas desta quarta-feira uma concentração em memória de Pavlos Fyssas no local onde foi assassinado.
Mais infos e atualizações:
https://athens.indymedia.org/
agência de notícias anarquistas-ana
Vento balança —
folhas de plátano
caem no chão
Mô Schnepfleitner
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!