Seminário sobre “Antifascismo” acontece dia 22 de outubro na Unirio

Antifascismoseminario (2)
[Acontece no dia 22 de outubro, no CCH – Unirio, sala 211, Av. Pasteur 458, na Urca, Rio de Janeiro, o Seminário “Fugitivos Políticos e Solidariedade Internacional”, sobre a resistência antifascista e a circulação de foragido/exilados entre Itália, Espanha e Brasil nos anos 30. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos Libertários da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Veja abaixo mais detalhes desta jornada.]

Apresentação:

O Grupo de Estudos Libertários da Unirio promove uma reflexão histórica sobre os nexos de solidariedade internacional entre as diferentes tendências políticas que combateram o fascismo nos anos de 1920 e 30.

No entre-guerras, com a ascensão de diferentes modos de fascismo em vários locais do mundo, inclusive no Brasil, muitos militantes políticos de diversas tendências (anarquistas, comunistas, socialistas, republicanos radicais) tiverem que fugir de seus países e no exterior criou-se uma rede de solidariedade internacional entre eles. Neste evento, de iniciativa da História, serão analisados três casos que se entrelaçam: o do republicano Libero Batisttelli, que fugido da Itália, chega ao Rio de Janeiro onde permanece nove anos até ir para à guerra de Espanha onde morre em 1937; Camillo Berneri, anarquista considerado o maior nome do anarquismo italiano pós-Malatesta, que circula como fugitivo por vários países da Europa, mantêm correspondência com Batisttelli e tem com esse o destino trágico do assassinato pelos stalinistas na Catalunha, durante a Revolução Espanhola (combaterem juntos na Brigada Rosselii-Berneri); para encerrar apresenta-se o movimento contrário, o dos refugiados espanhóis da Galiza que vieram buscar apoio juntos aos antifascistas do Rio de Janeiro durante a guerra e após a vitória de Franco.

Um dos objetivos do GEL, é o de promover debates cuja proposta temática não é exclusivamente o anarquismo. Mas sim, os eventos têm o propósito de mostrar como o anarquismo foi no passado e está se tornando novamente no presente uma força política-social vital dentro das sociedades, justamente porque esteve em permanente diálogo político com as demais propostas dirigidas às lutas sociais existentes. Em outras palavras, nosso objetivo é o de demonstrar e promover o anarquismo, embora politicamente diferenciado, como mais um ator político publicamente conhecido nas sociedades.

Prof. Carlo Romani e José Damiro de Moraes

Grupo de Estudos Libertários da Unirio – GEL

agência de notícias anarquistas-ana

no canto da janela
nova linha do horizonte:
o fio da aranha.

Tânia Diniz