Impressões sobre o “Expressões Anarquistas”

aerp1
[No último fim de semana, 12 e 13 de outubro, aconteceu o “I Encontro Anarquista de Ribeirão Preto – Feira e Expressões”. O evento reuniu dezenas de pessoas no espaço Memorial da Classe Operário. Além das discussões em torno de temas libertários, o encontro foi marcado pelas exposições de materiais anarquistas. A seguir, uma “impressão” de um participante desta jornada.]

Nas cidades do interior [de São Paulo], acontece uma vez por ano um evento chamado “Expressões Anarquistas”. Já havia ido em um, ano passado, mas este ano o evento estava particularmente especial e, apesar de toda a carga teórica que carregamos, a experiência nos causa impressões realmente únicas. Mais do que fazer um relato lógico e racional, eu gostaria de compartilhar com quem não esteve lá, principalmente essas impressões!

O que mais me impressionou no ultimo Expressões Anarquistas foi a capacidade que temos de nos organizar sem necessidade de um partido, líder, patrão ou mentor. O quanto foi natural que cada um produzisse alguma coisa por conta própria, no cantinho da sua casa, como as bandeiras, os zines, artes etc… e levar para lá de boa vontade, sem a necessidade da utilização do imposto de ninguém, sem a necessidade de uma divisão fixa de tarefas (não pude levar minhas telas devido ao tamanho, mas fiz questão de levar um hidromel caseiro que produzi).

Me impressionou muito a espontaneidade com a qual as tarefas foram executadas, fazer o almoço, arrumar as cadeiras, respeitar o espaço da fala dx outrx etc…

Me impressionou a liberdade em expressar o que se pensa, ouvir opiniões diferentes, argumentar, discordar e concordar sem a necessidade de estresses maiores, sem pessoas levando opiniões para o lado pessoal, sem mal entendidos.

Rodas imensas de pessoas que sabem ouvir e falar na hora certa sem a necessidade de um intermediário ou mediador!

A liberdade realmente impressiona!

A liberdade não torna tudo um caos, muito pelo contrário, convida-nos a exercitar nosso bom-senso e tudo que há de melhor dentro de nós, e nos mostra que sim, que eles estão todos errados quando dizem que anarquia é caos, que eles estão todos errados quando dizem que é da natureza humana a necessidade de seguir líderes, partidos, pátrias ou patrões!

É tão bom dizer com a boca cheia de razão, é tão bom dizer isso com uma base em uma experiência real e não somente baseado em algum texto ou filósofo, é tão bom dizer: “Não! Não é utopia! Eu vivi isso” Ainda que se diga que viveu isso por dois dias.

Eu não deveria estar impressionado com nada disso, mas estou. Como bem explica Hakim Bey em sua fala sobre Zonas Autônomas Temporárias, precisamos viver a utopia agora, para que a gente saiba o porque lutamos, para que nossa luta seja mais concreta, menos imaginária, ainda que essa vivência dure algumas horas, ela é importante, ela serve de exemplo e serve para calar a boca daqueles que nos consideram meramente sonhadores. Somos sonhadores, mas somos também o sonho vivo!

Oscar Limbo

Notícia relacionada:
http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/10/10/i-encontro-anarquista-de-ribeirao-preto-feira-e-expressoes-acontece-neste-final-de-semana/

agência de notícias anarquistas-ana

verdes vindo à face da luz
na beirada de cada folha
a queda de uma gota

Guimarães Rosa