A Associação Internacional dos Trabalhadores se reunirá durante os dias 6, 7 e 8 de dezembroem seu XXV Congresso, precedido pelas Jornadas Culturais que integrarão na luta internacionalista dos trabalhadores, seus aspectos econômicos, históricos e socioculturais.
Sob o lema “One World, One Fight” (“Um Mundo, Uma Luta”), as diferentes seções que compõem a AIT se reunirão em Valência no XXV Congresso da Associação Internacional dos Trabalhadores, 147 anos após sua fundação.
Mas além dos anos que separam o nascimento da AIT da atualidade, e os numerosos sucessos e dificuldades no transcurso de seu quase um século e meio de vida, um objetivo tem prevalecido até hoje: a emancipação econômica da classe trabalhadora. Um objetivo que está assentado em sólidos princípios, perdurando no tempo contra a exploração laboral e a injustiça das guerras perpetradas pelo Capital em benefício próprio. Uma associação de organizações de trabalhadores, sempre em defesa dos/as trabalhadores/as, seja qual for sua nação, com a firme convicção de que todos/as eles/as enfrentam uma mesma luta contra um mesmo inimigo.
O fato de que a AIT de 2013 recolha o testemunho de tantos anos de luta para manter objetivos acordados em 1866, não é responsabilidade que devesse tomar superficialmente, assim como seria não fazer uso de todas as ferramentas, esforços e conhecimentos ao alcance da classe trabalhadora para seguir caminhando até sua emancipação. O maior desafio que a AIT enfrenta na atualidade é levar à prática seus princípios, mediante a tática e a estratégia anarcosindicalista, valendo-se da união dos trabalhadores que tanta força e possibilidades pode oferecer.
Tomando como referência a história, princípios e táticas anarcosindicalistas da Associação Internacional dos Trabalhadores, se celebrará em Valência o XXV Congresso da AIT durante os dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2013. Um XXV Congresso que estará precedido pelas Jornadas Culturais que integrarão na luta internacionalista – e sua necessária difusão – em seus aspectos econômicos, históricos e socioculturais, mediante diversos atos programados ao longo dos meses de novembro e dezembro.
A CNT Valência encoraja a participação nos atos que compõem as Jornadas Culturais, esperando que estes ajudem a difundir o anarcosindicalismo a partir de um prisma internacionalista.
Federação Local de Valência
Confederação Nacional do Trabalho (CNT)
agência de notícias anarquistas-ana
Noites sem cigarras –
qualquer coisa aconteceu
ao universo.
Serban Codrin


A autoridade dos que são contra não é menos autoritária que as outras e encontra, quanto a mim, uma sólida…
Em agosto me mudarei com a família para o espírito santo. Mudança a trabalho. O lado bom é que terei…
Discordo de chamarem aos regimes políticos onde existem eleições de "democráticos". Representatividade não é democracia. E regimes representativos, são elitistas;…
O conceito de liberdade como prática cotidiana e resistência constante às cercas — seja do Estado, do capital ou das…
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!