Ontem, 28 de novembro, em Madri, pelo menos 19 pessoas foram presas após uma operação policial desenvolvida ao longo de todo o dia na cidade. Entre as pessoas detidas se encontram membros do grupo Juventudes Libertárias de Madri, CNT-AIT, Izquierda Castellana, Bukaneros, UJCE e Guerrilla Abortista.
As prisões supostamente estão relacionadas aos episódios de 20 de novembro último, no Campus da Universidade Complutense da Cidade Universitária, em Madri, durante o desenrolar de uma manifestação antifascista sob o lema “Contra o fascismo, o capital e toda autoridade”, onde um grupo de encapuzados entrou na Faculdade de Direito e se dirigiu ao local da associação de estudantes do Fórum Universitário Francisco de Vitoria, que, apesar de ser pintada pela mídia como uma inocente “associação de direita”, tem claras feições fascistas. Lá, os antifascistas destruíram parte dos móveis e atacaram alguns dos presentes.
“Esta manhã [28 de novembro], as forças repressivas do Estado sequestraram vários companheiros ligados a diferentes movimentos sociais e políticos, incluindo dois companheiros da Juventudes Libertárias de Madri (FIJL) e da CNT-AIT, relacionando-os a diferentes fatos – entre eles o ocorrido em 20N [20 de Novembro], que tão eficientemente os meios de comunicação têm trabalhado por difundir e distorcer. Nos últimos dias, também houve detenções em Sevilha pela manifestação de protesto contra um ato da organização fascista “Respuesta Estudiantil”. Como podemos ver, o Estado se fecha em si mesmo para se defender e a seu braço mais radical, o fascismo, esse que renega para lavar a cara, mas em seguida defende, provando mais uma vez que a democracia e o fascismo são apenas dois lados da mesma ordem autoritária”, trecho do comunicado divulgado pela Juventudes Libertárias de Madri.
Notícia de última hora
Nesta sexta-feira (29 de novembro) pela manhã, uma manifestação solidária em frente à delegacia de Moratalaz, Madri, que juntou mais de 400 pessoas, foi violentamente reprimida pelas forças de segurança. Houve vários feridos e alguns deles se encontram no hospital. Cerca de 11 pessoas foram detidas.
agência de notícias anarquistas-ana
Algo de dança
nas algas,
quase canção dos corais.
Yeda Prates Bernis
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!