Queridxs companheirxs:
Desde Hervás anunciamos a celebração das II Jornadas de Educação Livre, em cuja organização se encontram imersos faz um tempo o Ateneu Libertário de Hervás e o coletivo de educação livre Avellana.
Após o formidável resultado das jornadas anteriores e as estupendas sensações que nos deixaram, achamos que chegou o momento de repetir a experiência.
Nesta ocasião as jornadas acontecerão no fim de semana de 16 a 18 de maio, fim de semana que também coincidirá com a celebração do festival anual de fantoches de Hervás, que junto à preciosa primavera do vale de Ambroz, pressagiam um fim de semana maravilhoso.
A agenda das jornadas ainda está aberta e desde o grupo organizador estamos trabalhando para ir fechando e concretizando os detalhes da programação. O planejamento das jornadas pretende aproximar-se ao da edição anterior, abarcando um espectro amplo da educação livre, que vá desde a desescolarização às escolas livres, passando por experiências na escola pública que saem do marco da educação convencional, buscando elementos de convergência entre estas propostas e o caráter libertário latente em cada uma delas.
A não confirmação definitiva de algum coletivo e sempre sujeito às contingências que possam surgir, nestas jornadas contaremos com a presença de coletivos e projetos emblemáticos no terreno da educação livre, como Paideia (Mérida), a escola livre mais longeva do território espanhol, Summerhill (Suffolk, Reino Unido), um referencial histórico na educação livre a nível internacional, o La Semilla (Huelva), ou iniciativas que pretendem abrir caminho no abrupto terreno da educação pública, além de muitos outros projetos, coletivos, grupos, associações e pessoas que já participaram nas jornadas anteriores, e que também esperamos nessas.
Completaremos o conteúdo das jornadas com uma série de oficinas, entre as que podemos adiantar a oficina de Cálculo Vivo a cargo do Movimiento Cooperativo de Escuela Popular, ou as oficinas de educação afetiva e yoga para crianças.
No aspecto lúdico, além da programação do festival de fantoches e do que surja espontaneamente, para as festas existirá uma proposta de atividades, jogos e projeções que acontecerão no camping para facilitar a participação das famílias.
Para o alojamento, os participantes poderão alojar-se no camping “El Pinajarro”. O preço do acampamento será aproximadamente 10 euros pelos dois dias. Para as crianças até 10 anos, será gratuito. Para quem necessite de mais comodidades, o camping conta com bangalôs, que oferecerão um desconto para os participantes das jornadas. Recomendamos fazer reserva antecipada, afim de assegurar um lugar e ajudar-nos a fazer uma estimativa do número de participantes.
Para o jantar de 6ª feira, sugerimos que cada um traga sua comida, ainda buscaremos um espaço para que possamos compartilhar esse momento. No sábado e domingo, o grupo organizador oferecerá uma comida popular vegana. O custo será o mais econômico possível e os benefícios serão destinados a cobrir os gastos das jornadas. Pedimos que tentem confirmar a participação o quanto antes possível, para que façamos uma ideia de quantos seremos.
A medida que se aproxime a data do encontro, iremos atualizando a informação. Entretanto convidamos a que vocês revisem a informação que iremos publicando no blog do Ateneu Libertário (http://aldhervas.blogspot.com.es/), ou no facebook (II Jornadas de Educación Alternativa Hervás).
Também podem obter informações sobre questões mais concretas em:
Ateneu Libertário (Sonia) 687484460
Camping el Pinajarro (www.campingelpinajarro.com): 927 48 16 73
Títeres: Cristoforo Colombo (http://www.cristoforocolombo.es/): 927 473747 – 636 430 676
Finalmente queremos pedir vossa colaboração participando e divulgando esta convocatória com o mesmo entusiasmo com que lhe enviamos.
Uma saudação e até mais.
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
ao pé da janela
dormimos no chão
eu e o luar
Rogério Martins

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!