Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Maio / 16 / [Colômbia] Resenha da Segunda Feira do Livro Anarquista e Fanzine de Medellín

[Colômbia] Resenha da Segunda Feira do Livro Anarquista e Fanzine de Medellín

By A.N.A. on 16 de Maio de 2014

colombia-resenha-da-segunda-feir-1.jpg

Em 9, 10 e 11 de maio de 2014 foi realizada em Medellín a segunda feira do livro anarquista e fanzine. Durante esses três dias aconteceram atividades como palestras, debates e exposições que refletiram parte das experiências de trabalho, especialmente as que estão sendo desenvolvidas em torno das letras e da escrita. Houve uma exposição permanente de material escrito por editoras, livrarias e distribuidores, bem como uma oficina de encadernação caseira, tudo acompanhado por teatro, bazares, comida, cafés e uma assistência significativa não apenas dos indivíduos e coletivos libertários, mas de muitas outras pessoas ligadas e apreciadores da literatura antiautoritária.

Cabe ressaltar a importante relação que o pensamento e as práticas anarquistas tiveram com os livros, com a escrita e com a publicação. Desde sempre, a escrita tem sido essa ferramenta de difusão, de propaganda, de diálogo aberto, de desabafo, de incitação e de reflexão política que os anarquistas têm usado e usam como arsenal disposto sempre a questionar as relações autoritárias e suas instituições: a igreja, a educação, o Estado e o Capital. E, embora no presente local, a produção deste tipo de literatura – de jornais e fanzines – não sofre a perseguição e a criminalização que uma vez teve; nada contra a corrente frente ao tsunami das indústrias culturais que dispõem de grande quantidade de exemplares, de espaços de distribuição,  de autores que produzem obras apenas seduzidos por contratos lucrativos e pela ambição de ser reconhecidos em um ambiente cada vez mais homogêneo e alienante.

Separados também do formato acadêmico, a literatura e a imprensa libertária não pretende estabelecer verdades absolutas e incontestáveis em suas páginas, linhas e parágrafos. Questiona, mas não impõe uma única forma de pensar a sociedade e seus problemas; intriga, mas não fabrica ou distorce os fatos para ganhar seguidores ou disseminar uma visão única do mundo; seduz, mas não compra público e leitores com os temas da moda e apela à ação, em contrapartida ao leitor preguiçoso que amplamente divulgam as redes sociais, noticiários e a literatura expressa para leitores esforçados.

“Como a não violência protege o Estado”, “Contos contra a autoridade”, “Canções do meio-dia”, “Táticas e Estratégia nas práticas anarquistas”, ou os fanzines “Mulher e Prisão”, ” Delírios compartilhados”, os jornais ” El Aguijón 26″, “Mecha cerebral 1 e 2”, entre outros títulos, foram amostras dessa estreita relação do anarquismo e literatura em seus muitos formatos. Apesar de ser uma continuação da primeira feira, devemos seguir incentivando a escrita e a produção em si, claro, a par da reedição de obras já publicadas, mas pouco conhecidas e difundidas características de nosso presente local.

Com grande participação, entusiasmo e compromisso, terminou a segunda versão da feira anarquista do livro e fanzine de Medellín 2014. Esperamos que se consolide e se mantenha como um espaço que incentive a produção, difusão e diálogo da multiplicidade de formas em que pode ser concebido o ideário libertário, a recuperação da memória histórica anarquista, a literatura antiautoritária e as análises e reflexões sociais.

El Aguijón. 12 de Maio de 2014

agência de notícias anarquistas-ana

Na geada do amanhecer
os gatos
Pisam devagar

Jack Kerouac

Compartilhe:

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Mundo | Tagged Colômbia, Feira do Livro Anarquista e Fanzine de Medellín, Medellín

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários