A okupa Pizzeria Anarquia, em Viena, foi desalojada de forma violenta nesta segunda-feira (28 de julho). Um enorme aparato policial foi montado logo pela madrugada, fechando avenidas e ruas circundantes ao local. A resistência de dentro e ao redor do prédio não conseguiu evitar o despejo. A okupação tinha um pouco mais de dois anos de vida.
A megaoperação do Estado mobilizou aproximadamente 1.700 policiais (centenas vestidos com equipamentos antidistúrbios, máscaras de gás, marretas e motosserras), um carro blindado, um helicóptero, dezenas de veículos e canhões de água. Pelo menos 19 pessoas foram detidas durante a operação.
Resistência
Os ativistas montaram barricadas na entrada da casa e da rua, com sofás e outras peças de mobiliário. Cerca de 30 pessoas resistiram no interior e no telhado do prédio. Diversos policiais foram atingidos por bombas de tinta e outros objetos. Um policial ficou ferido quando uma TV foi lançada da janela de um dos andares do imóvel.
Hoje (29) está sendo chamada uma manifestação espontânea contra o despejo de ontem, contra os aluguéis e a repressão, às 17h30, na frente da Pizzeria Anarquia.
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=ccYhikovG-o#t=103
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
Nem uma brisa:
o gosto de sol quente
nas framboesas
Betty Drevniok
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!