A okupa Pizzeria Anarquia, em Viena, foi desalojada de forma violenta nesta segunda-feira (28 de julho). Um enorme aparato policial foi montado logo pela madrugada, fechando avenidas e ruas circundantes ao local. A resistência de dentro e ao redor do prédio não conseguiu evitar o despejo. A okupação tinha um pouco mais de dois anos de vida.
A megaoperação do Estado mobilizou aproximadamente 1.700 policiais (centenas vestidos com equipamentos antidistúrbios, máscaras de gás, marretas e motosserras), um carro blindado, um helicóptero, dezenas de veículos e canhões de água. Pelo menos 19 pessoas foram detidas durante a operação.
Resistência
Os ativistas montaram barricadas na entrada da casa e da rua, com sofás e outras peças de mobiliário. Cerca de 30 pessoas resistiram no interior e no telhado do prédio. Diversos policiais foram atingidos por bombas de tinta e outros objetos. Um policial ficou ferido quando uma TV foi lançada da janela de um dos andares do imóvel.
Hoje (29) está sendo chamada uma manifestação espontânea contra o despejo de ontem, contra os aluguéis e a repressão, às 17h30, na frente da Pizzeria Anarquia.
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=ccYhikovG-o#t=103
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
Nem uma brisa:
o gosto de sol quente
nas framboesas
Betty Drevniok
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…