Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Outubro / 30 / [França] Comunicado de imprensa sobre a morte de Rémi Fraisse, um manifestante ecologista francês

[França] Comunicado de imprensa sobre a morte de Rémi Fraisse, um manifestante ecologista francês

By A.N.A. on 30 de Outubro de 2014

franca-comunicado-de-imprensa-so-1

[O jovem ecologista Rémi Fraisse, de 21 anos, foi morto por uma granada disparada pelas forças da ordem, no dia 25 de outubro, quando participava dos protestos contra a construção da barragem de Sivens, em Tarn, no sul da França.]

C o m u n i c a d o:

Rémy, de 21 anos, foi assassinado na noite de sábado para domingo, em 25 de outubro, em Sivens.
 
De acordo com diversos testemunhos convergentes, o jovem caiu a poucos metros do lugar ocupado pela polícia, atingido por um tiro nas costas, e seu corpo foi imediatamente recolhido. Se tratava de uma bala de borracha, ou o que é mais provável, de uma granada ensurdecedora (sound bomb) disparada à queima-roupa?
 
O que aconteceu, só a polícia sabe, mas trata de ocultar. Declara que não houve feridos entre os que protestavam contra a construção da barragem, enquanto que a equipe médica da Coordenadora foi testemunha de numerosas pessoas machucadas no mesmo sábado. A polícia disse que “descobriu um corpo” durante a noite, não mencionando a violência dos enfrentamentos justo nesse momento (a prefeitura declarou que os enfrentamentos pararam às nove, esquecendo de especificar que voltaram com mais força à meia noite).
 
Querem que acreditem que não puderam apresentar-se no local para realizar uma investigação. Quando o crime foi cometido, a polícia abandonou bruscamente a região e até hoje não voltou.
 
Exigimos que este homicídio se esclareça, o quanto antes melhor, em respeito a Rémy, a sua família e a seus amigos e amigas. Queremos que os responsáveis pelo drama sejam processados o mais rapidamente possível. Para nós, o responsável não foi unicamente o robocop matrícula XXX que apertou o gatilho no sábado à tarde, e, claro, tampouco Rémy. É preciso assinalar aos que criaram a situação de violência que por força desembocou em morte.
 
Que faziam as forças da ordem no sábado em Testet, quando o prefeito havia se comprometido a não enviar nenhuma força no final de semana, em vista da quantidade de militantes esperada (7000)? Não havia trabalhadores para proteger, nem máquinas que defender: a única que ficou foi incendiada essa mesma tarde. Por que estavam postados 250 soldados móveis e CRS (polícia antidistúrbios), armados com granadas e fuzis de bala de borracha, em um pequeno quadrilátero de terra rodeado de um fosso de vários metros de largura? Estavan protegendo as valiosas cercas? Ou estavam tentando criar tensão e provocar os concentrados?
 
A autoridade sabia de sobra o que sucederia se deixasse uma máquina em Testet na sexta-feira, e se enviasse um destacamento da ordem no sábado.
 
No dia de hoje, quando a inutilidade do projeto da barragem em Testet sai a plena luz, quando todas as mentiras e conflitos de interesses denunciados pelos oponentes a muitos meses tem sido confirmados por trabalhos jornalísticos (em “Le Monde”, em 24 de outubro, em “Figaro”, em 26 de outubro) e pelo informe dos especialistas do ministério que acaba de tornar-se público, ao presidente do Conselho Geral e ao Prefeito de Tarn não há mais argumento a favor da barragem que recorrer à suposta violência do protesto. Assim, pois, necessitavam que no sábado houvesse violência, e por isso a provocaram, o que a Rémy custou a vida.
 
Estamos muito comovidos por sua morte e damos os mais sinceros pêsames a seus parentes e pessoas próximas.

 

A Coordenadora do 25 de outubro

PS: Exigimos já uma segunda autópsia independente e advertimos a prefeitura que se não foi conservado o corpo para que esta se efetue, o fato constituirá a prova de que a autoridade quer que não se saiba a verdade. Denunciamos as tentativas de sujar a memória de Rémy com rumores sobre a relação de sua morte com “alcoolismo” e um “caráter violento”.

Mais infos:

tantquilyauradesbouilles.wordpress.com

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

sopro-de-vento:
pardais se agarram
nos fios de luz…

Luiz Gustavo Pires

Compartilhe: on Twitter on Facebook on Google+

Posted in Meio Ambiente, Mundo, Repressão | Tagged França, Rémi Fraisse

« Previous Next »

Sobre

Blog que reproduz as notícias da Agência de Notícias Anarquistas (ANA)

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon, Twitter e Facebook.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Antenor em [Canadá] Toronto: Apologia ao ódio e genocídio não tem vez no campus – um relato do protesto antifascista de 18 de dezembro na Universidade X30 de Dezembro de 2021

    Esses racistas de merda estão em todos lugares. Felizmente o antifascismo também se faz presente em toda parte!

  2. Antenor em [Espanha] A estranha conexão entre anarquismo, futebol e a guerrilha30 de Dezembro de 2021

    Caraca, muito daora! Não sabia MESMO disso!

  3. oabutre em [Portugal] A pandemia da civilização28 de Dezembro de 2021

    Este e outros textos do mesmo autor podem ser encontrados aqui: http://oabutre.noblogs.org/

  4. politicas da performance arte em [Canadá] O 15º Festival Internacional de Teatro Anarquista de Montreal procura peças!22 de Dezembro de 2021

    Insisto! Não há teatro anarquista. A forma teatro anarquista é uma contradição nos termos. Quanto muito há teatro produzido por…

  5. jack em [EUA] “LA Art and Music Festival Benefiting Mutual Aid Project”, um sucesso apesar das ameaças da extrema-direita e da polícia20 de Dezembro de 2021

    boa tradução! abs!

Copyleft © 2022 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários