Ingovernáveis tenta aproximar-se da realidade do movimento anarquista ou antiautoritário na Catalunha. O documentário aborda o conflito social dos últimos anos: greves gerais, bloqueio ao “parlamento”, o movimento das indignadas, os processos de auto-organização em bairros e centros de trabalho, a revolta de Can Vies. Assim como também a visão das classes dirigentes e dos meios de comunicação sobre o que eles mesmos denominaram os “antissistemas”.
A resposta do Estado à luta, tem centrado na repressão e o endurecimento penal, como demonstram a aprovação da “lei da mordaça” ou a aplicação da lei antiterrorista para o anarquismo em diferentes casos e na denominada “Operação Pandora”.
Através de entrevistas a diversos coletivos e individualidades, da propaganda nas ruas, de atos realizados por coletivos libertários; o documentário mostra aspectos como, a vigência das ideias anarquistas, a importância de recuperar a memória histórica desde uma perspectiva revolucionária, a necessidade de acabar com o capitalismo, o perigo da via institucional para mudar a sociedade e sobretudo a possibilidade de pensar em outras formas de organização social não baseadas no Estado e no capitalismo.
Producciones Ingobernables, documentário realizado por Gonzalo Mateos.
95 min. Castelhano-Catalão (subtítulos em castelhano). Barcelona 2015.
5.00€
agência de notícias anarquistas-ana
do orvalho
nunca esqueça
o branco gosto solitário
Matsuo Bashô
parabens
Parabéns pela análise e coerência.
Olá Fernando Vaz, tudo bem com você? Aqui é o Marcolino Jeremias, um dos organizadores da Biblioteca Carlo Aldegheri, no…
Boa tarde, meu nome é Fernando Vaz, moro na cidade de Praia Grande. Há mais de 4 anos descobri que…
Avante!