[José Antúnez Becerra foi transladado na manhã de hoje, 23 de março, ao hospital penitenciário de Terrassa apresentando uma grave deterioração de sua saúde. Até o momento não contamos com muita informação, mas a partir das redes sociais está sendo organizada uma concentração para amanhã, às 11 horas, na porta do hospital. Durante os últimos dias havia piorado muito seu estado de saúde: Apresenta importantes problemas de visão, não pode caminhar e não tolera a água.]
Segundo publica hoje la Directa, quando se cumprem 60 dias de sua greve de fome, o estado de saúde de José Antúnez Becerra piora rapidamente, havendo perdido nos últimos dias um quilo de peso diário, apesar de ainda ingerir alguns líquidos. Ante o qual a direção geral carcerária da Catalunha decidiu transladá-lo ao Hospital Penitenciário de Terrassa. Nada mais conhecendo da notícia, sua advogada solicitou ao juizado de vigilância penitenciária que ordene seu translado imediato ao Hospital Clínico, já que o atual diretor da penitenciária é Manuel Tallón, o subdiretor de segurança de Quatre camins que resultou ferido durante o motim de abril de 2004 e acusou a Antúnez de tentativa de homicídio.
A Coordenadora para a Prevenção da Tortura e o Observatório do Sistema Penal e os Direitos Humanos haviam pedido isso mesmo na semana passada. A juíza de vigilância penitenciária, Remei Bona, terá que decidir sobre o tema nas próximas horas. Fontes familiares confirmaram que José Antúnez Becerra já não pode caminhar e tem que ser transladado em cadeira de rodas. Esta manhã a deputada d’ERC Gemma Calvet enviou uma carta ao conselheiro de Justiça reclamando que se permita o acesso de Iñaki Rivera e Jorge del Cura, representantes do OSDPDH e da CPDT respectivamente, a quem a administração carcerária catalã proibiu a entrada para se comunicar com Antúnez, nas dependências onde o tem agora. Faz duas semanas, o deputado da CUP-AE David Fernàndez busca também protagonismo a custa do preso em luta e reclamou sua libertação. Foi convocada uma concentração em frente ao hospital penitenciário de Terrassa para amanhã, 24 de março, às 11 horas da manhã.
SOLIDARIEDADE COM OS PRESOS EM LUTA!
LIBERDADE PARA JOSÉ ANTÚNEZ BECERRA!
Transmito agora umas palavras que foram ditas para fazê-las chegar a todxs:
“Agradecimentos e gratidão a todas as pessoas que me apoiam.
Um beijo e um abraço a todxs.
Fisicamente estou feito uma merda de tio, que vejo confuso e duplo.
Que aqui tenho a força para seguir lutando.
Quero a todxs. Obrigado.”
José Antúnez Becerra
Fontes: Twitter / La Directa / Tokata.info
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Tonalidade
Palidamente verde
em rosa fogo
Helena Monteiro
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!