Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Março / 26 / [República Dominicana] Nasceu a Federação Anarquista Centro Americana e do Caribe!

[República Dominicana] Nasceu a Federação Anarquista Centro Americana e do Caribe!

By A.N.A. on 26 de Março de 2015

republica-dominicana-nasceu-a-fe-1

Após vários meses de preparação, debates pré-congresso e de fazer o chamado para o primeiro congresso para a formação da Federação Anarquista Centro Americana e do Caribe (F.A.C.C.), nos reunimos várixs companheirxs de diferentes países e realidades da área da América Central e do Caribe (e observadores internacionais) na cidade de Santiago de los Caballeros nos dias 21 e 22 de março do ano em curso, para contrastar ideias, conhecer-nos, estabelecer diferenças e afinidades. Expressamos nossa satisfação porque foi fundada a F.A.C.C. Um canal para a solidariedade e colaboração dos anarquistas na região, transcendendo os limites das fronteiras que o capitalismo e os estados nos impõem, uma federação de tendências que busca avivar as relações entre os diversos coletivos da região e sua diáspora.

Inicialmente os membros que fazem parte da Federação são: Oficina Libertária Alfredo López (TLAL) de Cuba, Kiskeya Libertária de Dominicana, Companheirxs de Porto Rico, El Salvador, Bonaire e Miami (Há grupos que quiseram participar na F.A.C.C., inclusive ser membros, mas por diversidade de situações não puderam estar e ser parte da Federação até o momento).

A Federação está baseada nos princípios do consenso, a solidariedade e aceitando a diversidade das individualidades e os coletivos em suas tendências e práticas, se centra nas atuações críticas e o estudo no marco das duas regiões, se caracteriza por ser uma Federação com uma organização horizontal.

De acordo com as decisões em consenso, se acorda que os critérios de filiação são os seguintes:

• Que a individualidade e/ou coletivo se autodenomine anarquista.

• Que o indivíduo ou coletivo atue de maneira horizontal.

• Que umx dos membros ativos da Federação seja fiador da individualidade ou coletivo solicitante.

• Que exista unanimidade no consenso para o ingresso da individualidade ou coletivo à Federação.

• A individualidade ou coletividade solicitante para o ingresso à Federação terá que esperar como máximo de tempo, dois meses para conseguir a unanimidade em consenso.

A Federação tem pelo momento um comitê de maneira consensualizada que é: Comitê de comunicações, e três comitês criados por individualidades voluntariamente que são: Comitê “Anti-repressivo”, comitê “Anti-nacionalista” e comitê “Autogestionário”.

A formação da Federação é um marco na história dos movimentos anarquistas nas regiões, dado que nunca antes existiu um espaço para compartir as experiências e trabalhar em conjunto de maneira crítica.

Escolhemos o caminho da liberdade e a horizontalidade e esperamos que nossxs companheirxs afins de todos os rincões nos acompanhem nesta nova travessia para um ideal antigo mas constantemente renovado, para a anarquia!

Comitê de comunicações da F.A.C.C.

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/10/27/republica-dominicana-primeiro-congresso-para-uma-federacao-anarquista-centro-americana-e-do-caribe-facc/

agência de noticias anarquistas-ana

Vejo outra vez
Flores do ipê roxo
Num céu todo azul

Calberto

Compartilhe:

Posted in Movimentos Políticos & Sociais, Mundo | Tagged FACC, República Dominicana

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva9 de Dezembro de 2025

    não...

  2. Ariel em Por um mundo novo: apoie a participação da UAF no congresso anarquista7 de Dezembro de 2025

    Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!

  3. Ariel em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva7 de Dezembro de 2025

    Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?

  4. Ariel em [Grécia] Esses dias são sempre do Alexis – Chamada para a marcha 06/12/20257 de Dezembro de 2025

    Vlw Ana, por sempre atualizar quem fala portugues sobre as movidas gregas!

  5. Ariel em O Brasil desenvolveu a terceira maior bomba termobárica do mundo7 de Dezembro de 2025

    E em breve quando se iniciar outro ciclo eleitoral (2026) supostos anarcos que nada fazem dirão que o único caminho…

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários