Meses de luta intensa pela “Klinica” (um projeto de ocupação – centro social autônomo em Praga) tiveram sucesso!
Manifestações, fotografias de ações de solidariedade em diversos países do mundo, um monte de benefits [eventos beneficentes], as discussões com o governo – tudo isso deu frutos, e o coletivo de ocupantes conseguiu retomar o território e o espaço da Klinica.
Agora, anarquistas de Praga, ocupantes, antifascistas, trabalhadores e ativistas terão muito trabalho pela frente. No espaço não há água, nem sistema de calefação funcionando; é preciso fazer complexas reparações na rede elétrica. Obviamente, os governantes que deveriam cuidar deste espaço (que era uma policlínica) não o fizeram, e com sua inação transformaram o espaço numa ruína. Tudo estava cheio de lixo, de seringas e de entulho.
Hoje em dia, na Klinica, seguindo os princípios da autogestão e da igualdade, diariamente acontecem trabalhos de recuperação e nos finais de semana muitas pessoas se juntam para esta tarefa, inclusive muitxs vizinhxs que não são indiferentes ao que se passa ao seu redor. Ativistas da Ação Autônoma também participam.
A Klinica tem muitos planos: espaço para o trabalho social, um bar, um refeitório, um espaço infantil e de maternagem/paternagem coletivas, espaço de cinema, de oficinas e de música; um jardim-horta, uma oficina de bicicletas, espaço para as artes e muitas coisas mais.
Fonte e mais fotos:
avtonom.org/freenews/klinika-zhivyot-boy-prodolzhaetsya
Tradução > A vagalume
agência de notícias anarquistas-ana
Tempestade repentina.
O cheiro de terra molhada
invadindo as narinas.
José Carlos de Souza
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!