O horror chega ao London Evening Standar pela mão de Matt Watts, um suposto jornalista, lacaio fino e superficial, cuja mente neoliberal não é capaz de entender o significado de gentrificação e luta de classes.
“Um grupo de ocupas “cinco estrelas” tomou um histórico bloco de oficina a uns metros de Buckinhan Palace. Os ativistas entraram na antiga sede do Instituto de Administração em Pall Mall 123 e prometeram permanecer “o tanto que puderem”. O bloco de oficinas de vários milhões de libras e de seis pisos se encontra a 700 metros de Buckinham Palace. Os okupas se mudaram na semana passada e mudaram o nome do edifício para Instituto de Dissidência”.
“Ao menos 40 ocupantes estão organizando oficinas, projeções de filmes e comedor para pessoas sem moradia em tal “espaço radical”.
Disse falar com um membro da Nação Autônoma de Anarquistas e Libertários em cuja boca pôs as palavras:
“Desfrutamos de viver o luxo de cinco estrelas” fazendo um alarde de superficialidade.
“Não somos só vermelhos e hippies, somos okupas de luxo” com ironia.
“O edifício estava vazio, assim, por quê não podemos usá-lo? Nós estamos respeitando o interior. Não haverá grafitis, nem consumo de drogas”.
“Queremos fazer uma declaração jurada pela qual declaramos que o edifício avaliado em vários milhões de libras não permanecerá vazio no coração desta cidade, onde as pessoas não podem permitir-se viver e está desesperada por moradias”.
“Uma bandeira vermelha e negra foi içada em uma haste em seu exterior, e a frente está coberta com bandeiras com o slogan “anticapitalista”.
“Os ativistas utilizaram a ocupação para lançar um ataque aos donos do Instituto, alegando que “só se interessam pelas necessidades dos ricos”.
O imóvel foi projetado pelo arquiteto escocês Alexander Peebles e construído em 1880 com o dinheiro roubado nas colônias. Um edifício enfadonho cuja única característica notável é “que é grande”. Os representantes do Instituto de Administração rescindiram o contrato de arrendamento e o abandonaram o ano passado depois de uma ampliação de sua nova sede, rua abaixo.
O jornalista também dá voz a um suposto porta-voz da empresa:
“Desocupamos este edifício faz seis meses, mas há uma possibilidade de que deixássemos ali algum livro velho de Frederick Hayek ou Adams Smith, para que possam aprender a roubar como nós fazemos”.
Nação Autônoma de Anarquistas Libertários. Declaração Conjunta.
É bem sabido que por trás da cara de um político se encontra o logotipo de uma corporação. Por esta razão a Nação Autônoma de Anarquistas Libertários (ANAL) – note-se a ironia -, de Ocupantes e a Autonomia para Pessoas sem Moradia (SHA) temos ocupado o edifício Pall Mall 123, que foi anteriormente o Instituto de Administração.
O Instituto, agora transladado rua abaixo, funciona como um grupo de pressão, um lobby, para que os líderes de negócios e conselheiros delegados do que desejem possam “exercer influência em todos os âmbitos da política social e econômica”. Contratos zero horas, impostos mais baixos, de tal maneira que se beneficiem inevitavelmente os ricos, a supressão dos direitos dos trabalhadores estão no centro da ideologia monetarista dos Institutos. Seu sítio web o diz sem rodeios.
O edifício passou a denominar-se Instituto de Dissidência. Nós dissidentes somos ocupas, desordeiros, jornalistas de base, ativistas da comunidade. Nesta nossa “era da exploração massiva e a violência do Estado”, dissidentes são aqueles que resistem às hierarquias, exemplificadas tão cruamente pelos anteriores proprietários deste edifício.
ANAL e SHA abriram o edifício como um espaço radical para ser usado pela rede de grupos anticapitalistas e particulares. Concretamente, vamos realizar as oficinas “Conheça seus Direitos”, “segurança na Internet” e oficina de ocupação, se projetará o documentário de anarquismo verde EndCiv, e se utilizará as instalações de cozinha no edifício para o benefício das pessoas sem moradia locais.
Em seu trabalho “Uma introdução à guerra civil”, o coletivo radical Tiqqun refuta a mentira do governo. O Estado não significa o fim, senão a continuação da guerra civil: os ricos fazem a guerra aos pobres, os fascistas aos imigrantes e às comunidades negras, a polícia e suas ordenanças aos ocupantes legítimos e a outras pessoas sem moradia.
A abertura das okupas e outras zonas autônomas, como esta em 123 Pall Mall, encoraja um golpe a favor dos oprimidos. A.N.A.L. e SHA lhes dão as boas vindas ao Instituto de Dissidência.
Fonte: tarcotecacounterinfo.blogspot.co.uk/2015/03/horror-queens-new-neighbours-5-stars.html
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Vento na cortina:
Na tarde de inverno
melancólicos haicais.
Rogério Togashi
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!