No domingo, 5 de abril de 2015, centenas de manifestantes antimineração, em sua grande maioria habitantes dos povoados do noroeste da província de Calcídica, se concentraram aos pés do monte Kákavos para realizar uma marcha antimineração até o lugar onde a empresa mineradora Ouro Grego (Elinikós Jrisós), filial da multinacional Eldorado Gold, está tentando instalar uma mineradora de ouro.
A manifestação antimineração havia sido anunciada faz uns dias por vários comitês de luta antimineração locais e por iniciativas de habitantes da província, que resistem a destruição dos ecossistemas de sua terra. Ao mesmo tempo a empresa mineradora e seus capangas haviam chamado a uma concentração contra esta manifestação.
Os manifestantes que se concentraram a pouca distância da Polícia foram testemunhas da atitude dos policiais, que não só não bloquearam os mineiros e os valentões da empresa, senão que quando eles passaram por entre as filas dos policiais e atacaram os manifestantes antimineração atirando pedras, ajudaram aos valentões disparando gases lacrimogênios nos manifestantes antimineração. Apesar de que estes últimos receberam o ataque coordenado de mineiros, valentões e policiais, não se dissolveram nem retrocederam. Enfrentaram a todas estas escórias que atuaram em comum de uma maneira coordenada e organizada.
Em seguida, antes de retirarem-se os mineiros e os capangas da empresa mineradora atiraram pedras e causaram danos aos carros dos manifestantes que haviam chegado ao lugar da concentração de carro. Nos enfrentamentos quatro manifestantes ficaram feridos.
Não é a primeira vez que em Calcídica e em outros lugares (Komotiní, Atenas, etc.) as forças repressivas do Estado colaboram com grupos paraestatais, paramilitares, fascistas, e em geral com todos os que constituem o braço armado do Regime contra os que resistem à imposição do totalitarismo moderno. É algo mais que urgente a organização desde abaixo e a coordenação das ações de todos os que lutam por uma sociedade de liberdade e igualdade, sem exploração do homem pelo homem, sem nenhum tipo de hierarquia e poder.
A luta antimineração em Calcídica continua até a vitória!
O texto em castelhano:
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
apaga a luz
antes de amanhecer
um vagalume
Alice Ruiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!